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INSS: aprenda a consultar online informações e serviços do INSS

INSS: aprenda a consultar online informacoes e servicos
INSS: aprenda a consultar online informacoes e servicos

Através do site ou aplicativo do Meu INSS é possível que cidadãos e cidadãs tenham acesso tanto a informações referentes a sua vida tributária, como a situação dos seus direitos previdenciários junto ao Instituto.

Abaixo segue algumas das informações possíveis de se consultar através dos canais do Meu INSS:

Benefício – número do benefício; quantidade de parcelas; dados da conta bancária para crédito;

Parcelas – situação da parcela (disponível, paga, bloqueada, devolvida ao INSS ou não localizada); valor; competência; validade; canal e data de pagamento;

Prova de vida – data da última prova de vida realizada;

Calendário de Pagamentos;

Perguntas Frequentes.

Quem pode consultar de serviços do INSS

A saber, qualquer pessoa que queira:

– Começar a contribuir;

– Ser procurador ou representante legal de outra pessoa ou,

– Somente solicitar algum serviço.

Pedir o serviço

Todavia, para solicitar o serviço de consultas do INSS, siga instruções abaixo:

Em primeiro lugar acesse o site Meu INSS;

Depois selecione “Inscrever no INSS”;

Em seguida preencha os dados solicitados.

Enquanto que nos casos onde a inscrição é para uma pessoa que não é contribuinte, por exemplo, crianças ou procuradores, a solicitação deve ser feita pelo telefone 135.

Documentação Obrigatória

Número do CPF;

Número de um documento de identificação (carteira de identidade, de motorista ou de trabalho).

Canais de atendimento do INSS

 – Telefone:  135 (Tempo estimado de espera: até 5 minutos)

– Site do Meu INSS:

– Aplicativo Meu INSS

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).

Por se tratar de um serviço do Instituto Nacional do Seguro Social. Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões entrar em contato com o Instituto.

Critérios de atendimento ao público do INSS

De acordo com as diretrizes do INSS expressas na lei nº 13.460/17, um atendimento deve se pautar pelos seguintes princípios:

  • · Urbanidade;
  • · Respeito;
  • · Acessibilidade;
  • · Cortesia;
  • · Presunção da boa-fé do usuário;
  • · Igualdade;
  • · Eficiência;
  • · Segurança; e
  • · Ética

Sobre estrutura e acessibilidade das agências do INSS

Entre as diretrizes do INSS está a obrigatoriedade do órgão de informar o público sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento.

Segundo a lei nº13.460/17, o usuário do serviço público tem direito a atendimento presencial.

Além disso, as instalações devem ser seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.

Também de informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário.

Conforme a lei 10.048, de 8 de novembro de 2000, tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos. ​

Para outras informações, acesse:

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