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MEU INSS Conheça as Funções dos App e Como Pedir o Benefício

conheça as funções do app meu inss
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O MEU INSS é um serviço que permite simular o seu pedido de benefícios. Ele é útil para aqueles que desejam saber quanto tempo falta para se aposentar, seja por idade ou tempo de contribuição.

A simulação é realizada com base nas informações que estão na base de dados do INSS, mas também é possível incluir vínculos e alterar sua data de nascimento no momento da simulação.

É importante ressaltar que o resultado gerado pela calculadora é apenas para consulta e não garante o direito à aposentadoria. O pedido pode ser feito totalmente pela internet, sem a necessidade de ir ao INSS.

Qualquer pessoa pode utilizar este serviço e as etapas para sua realização são simples e fáceis de seguir.

Fazendo a simulação

Para simular aposentadoria no Meu INSS, é necessário fazer login na plataforma e clicar em “Do que você precisa?”.

Em seguida, escreva “simular aposentadoria” e confira ou altere seus dados, como data de nascimento ou vínculos, clicando no ícone de lápis. Depois, clique em “Recalcular”.

Com base no resultado gerado, é possível “Pedir Aposentadoria” ou “Baixar PDF”. O serviço é automático e você pode baixar em PDF o resultado.

O tempo de duração dessa etapa é imediato e o serviço é gratuito para o cidadão. Caso o sistema informatizado se encontre indisponível, é possível entrar em contato através dos canais de prestação, como o aplicativo móvel ou o site do Meu INSS.

Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões, é possível contatar a Central 158. O Instituto Nacional do Seguro Social, fornece esse serviço.

Atendimento

O usuário tem o direito de receber um atendimento pautado nas seguintes diretrizes, conforme expresso na lei nº 13.460/17:

  • Urbanidade, ou seja, um tratamento educado e cortês;
  • Respeito à dignidade, cultura e às características dos usuários;
  • Acessibilidade, que garante que o atendimento seja oferecido a todos, independentemente de qualquer tipo de deficiência ou limitação;
  • Cortesia, ou seja, um atendimento amigável e atencioso;
  • Presunção da boa-fé do usuário, que consiste em tratar o usuário como um cidadão honesto e sincero;
  • Igualdade, que garante que todos os usuários sejam tratados de forma justa e imparcial;
  • Eficiência, que garante que o serviço seja prestado com qualidade e rapidez;
  • Segurança, que garante a proteção dos usuários, de suas informações e de seus direitos; e
  • Ética, que garante a integridade e a honestidade dos profissionais que prestam o serviço.

Acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto nos atendimentos

De acordo com a lei nº 13.460/17, o usuário do serviço público tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento. Isso significa que as instalações devem ser limpas e higienizadas, oferecer segurança ao usuário e estar devidamente sinalizadas e acessíveis para todas as pessoas, inclusive aquelas com deficiência ou limitações físicas. Além disso, as instalações devem estar em conformidade com o serviço oferecido, de modo a proporcionar um atendimento adequado e eficiente.

Atendimento prioritário 

Conforme estabelecido pela Lei nº 10.048/2000, as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos têm direito a atendimento prioritário nos serviços públicos e em estabelecimentos privados de uso coletivo. O atendimento prioritário deve ser prestado de forma preferencial e imediata, garantindo-se as condições adequadas de atendimento e acesso aos serviços.

O objetivo é assegurar a essas pessoas o pleno exercício de seus direitos e o acesso aos serviços e bens disponíveis à coletividade.