no , ,

SAIU! Novo Teto Dos Juros Para o CONSIGNADO Do INSS

saiu novos juros do consignado veja
saiu novos juros do consignado veja

O governo reduziu o teto de juros para empréstimos consignados para aposentados e pensionistas do INSS, passando de 2,14% mensais para 1,70%. No entanto, essa medida teve um efeito contrário ao esperado, com pelo menos oito instituições financeiras anunciando a suspensão temporária dessa linha de crédito.

Como resultado, surgiram dúvidas entre aqueles que já possuem ou estavam considerando solicitar esse tipo de empréstimo, que é pago através de descontos diretos no benefício da folha de pagamento do INSS. Abaixo, você encontrará respostas para as principais perguntas sobre o assunto.

Novo teto para os juros do consignado para aposentados

Na segunda-feira, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), composto por representantes do governo, empregadores, trabalhadores, aposentados e pensionistas, aprovou a proposta do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, para reduzir o custo do crédito para os pensionistas.

Embora três cargos de representantes do governo ainda estejam vagos, a proposta recebeu 15 votos a favor e três contrários na presença de sindicalistas, representantes do INSS e do próprio Lupi.

Entenda porque os bancos suspenderam a concessão dos empréstimos consignados

Recentemente, o governo reduziu o teto de juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS de 2,14% para 1,70%, mas a medida não teve o efeito esperado e levou à suspensão temporária da linha por oito instituições financeiras.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) criticou a decisão do governo e alertou que a medida pode restringir o crédito para os beneficiários do INSS.

No entanto, especialistas afirmam que a redução de juros pode beneficiar os consumidores que já possuem empréstimos, pois pode haver uma tendência de revisão das taxas de juros para o novo patamar mais favorável.

Além disso, os consumidores podem procurar suas instituições financeiras e pleitear a repactuação dos valores, abrindo uma negociação.

Para aqueles que tiverem outras possibilidades de consignação, como funcionários públicos, ou empréstimos em que haja uma garantia real, como um bem ou imóvel, continuam sendo opções atrativas.

As linhas de crédito consignado do INSS têm um saldo de R$ 215 bilhões, alcançando cerca de 14,5 milhões de tomadores, com um ticket médio de R$ 1.576,19.

Posicionamentos dos bancos que suspenderam o consignado do INSS

Com base nas informações fornecidas, parece que vários bancos brasileiros suspenderam temporariamente novas operações de empréstimo consignado (como empréstimo, cartão de crédito e cartão de benefício) para pensionistas e aposentados do INSS devido a uma redução nas taxas máximas de juros aprovadas pelo CNPS ( Conselho Nacional de Previdência Social).

Banco Pan, Banco Mercantil do Brasil, BMG, Banco Daycoval e C6 Bank anunciaram tais suspensões. O Itaú também confirmou a suspensão, mas não deu detalhes.

Vale ressaltar que as suspensões podem ser temporárias e alguns contratos existentes podem permanecer inalterados.