Anunciado na segunda-feira, 13, pelo ministro de Portos e Aeroportos, Marcio França (PSB), o programa Voa, Brasil vai oferecer passagens aéreas de até R$ 200.
De acordo com França, esse é uma medida que visa democratizar o acesso a passagens aéreas para a população.
Contudo, logo após o anuncio do Voa, Brasil pelo ministro, no dia 14, as ações das companhias aéreas sofreram um leve aumento.
A saber, as ações da Gol (GOLL4) e da Azul (AZUL4) sofreram uma pequena variação positiva do Ibovespa de 0,42% e 2,03%, respectivamente.
Diante disso, ficou a questão: será que essa variação nas ações das companhias aéreas tem alguma relação com o anúncio do Voa, Brasil?
Saberemos mais adiante.
Quem pode participar do Voa, Brasil?
Dentre as pessoas que podem aderir ao “Voa, Brasil” estão:
– Servidores públicos nos três níveis de governo (municipal, estadual e federal) com salários de até R$ 6,8 mil
– Aposentados e pensionistas da Previdência Social
– Estudantes do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), programa do Ministério da Educação.
“Não era justo fazer essa passagem para os executivos que tem condição de pagar preços maiores”, ressaltou França.
Segundo o ministro, esse baixo valor da passagem não vai influenciar no valor das demais passagens, visto que o custo de cada trecho é calculado considerando o número de assentos por quilômetro voado.
“Quanto mais assentos por quilômetro estiverem preenchidos, mais barato tem que ficar o preço.”
França disse que o objetivo é disponibilizar essas passagens mais baratas fora da alta temporada, especificamente em dois períodos: de fevereiro a junho e de agosto a novembro.
Esses são períodos onde tradicionalmente há uma média de ociosidade de 21% nos voos dentro do país.
“Com isso, a gente vai acabar barateando todas as passagens, porque na medida em que não tem mais ociosidade, as outras passagens também podem ficar mais baratas”, projeta o ministro.
Qual o motivo da variação das ações das companhias aéreas no Ibovespa?
De acordo com Gustavo Cruz, estrategista Chefe da RB Investimentos, não há nenhuma relação entre o aumento das ações das companhias aéreas e o anuncio do Voa, Brasil.
Segundo Cruz, a valorização nas ações está relacionado a queda no valor do dólar e do barril de petróleo, visto que o valor do combustível tem impacto direto no custo das empresas.
O programa pode impactar as ações das companhias?
No entanto, após França anunciar o Voa, Brasil, o presidente Lula deu um “puxão de orelha” no ministro, pois o programa foi anunciado sem o conhecimento do próprio governo.
Dessa forma, o presidente Lula destacou que a proposta do programa ainda será analisada Casa Civil.
Ou seja, o Voa, Brasil ainda não está conformado, portanto não é possível saber quais seriam os impactos do programa nas ações das companhias aéreas.
Para mais noticias sobre o governo Lula, clique aqui.