no , , ,

Pix: mudança no pagamento de débito pode acabar com o Pix?

Mudanca no debito pode acabar com o Pix?
Mudanca no debito pode acabar com o Pix?

Como toda tecnologia está em constante inovação, como é o caso do Pix, ferramenta para realização de pagamentos e movimentações financeiras instantâneas. Com isso as operadoras de cartões começaram a ficar para trás no uso da modalidade de pagamento pelo débito.

Diante dessa realidade, as operadoras de cartão de débito estão se articulando para elaborar novas opções de pagamento atrativas para clientes e comerciantes.

Portanto, é bom os usuários, usuárias de cartões de débito, mas principalmente os comerciantes, ficarem atentos, porque novidades estão à vista.

Isso porque, de forma geral, para o cliente, o pagamento pelo cartão de débito ou Pix, da no mesmo.

Contudo, para o comerciante, o Pix entra na mesma hora na sua conta, enquanto que o pagamento no débito pode demorar dias, além da cobrança de taxa, que o Pix não cobra,

Dessa forma, o foco das empresas de cartões é encontrar uma forma de também realizar o pagamento de forma instantânea.

O Pix e a concorrência com os cartões de débito

O Pix é, muito provavelmente, a invenção mais prática relacionada a movimentações financeiras de toda a história do mundo. Ferramenta de pagamentos e transferência de dinheiro desenvolvida pelo Banco Central (BC), o Pix ultrapassou as movimentações feitas com cartão de credito desde o quarto trimestre de 2021.

E ainda de acordo com informações fornecidas pelo BC, as transações Pix só continuam aumentado em relação as movimentações com cartões seja de credito ou debito.

Para se ter uma ideia, só no segundo trimestre de 2022, foram feitas mais de 5,4 bilhões de transações por meio de Pix, contra aproximadamente 4 bilhões de movimentações feitas com cartão de credito, ante 3,8 bilhões de movimentações no cartão de débito

Por conta dessa perda de espaço, as empresas de cartão estão estudando maneiras de competir com o Pix e atender a demanda dos comerciantes.

Obviamente é a de receber o dinheiro imediato na conta.

Aliás, muitos estabelecimentos comerciais chegam a dar descontos para quem pagar no Pix.

Mudanças no cartão

Todavia, só existe uma saída possível para as operadoras de cartão poderem concorrer com o Pix, é criar uma forma de pagamento instantâneo para os comerciantes.

Além do pagamento instantâneo, também vai ter que ser gratuito, visto que o seu concorrente, não cobra nada pelo serviço.

Ou seja, é totalmente gratuito.

No entanto, a novidade já tem até nome, se chama “click to pay”, onde os clientes fariam o pagamento de forma online sem precisar acessar a conta através do aplicativo do banco.

Outra operação em estudo é o parcelamento das compras feitas à vista, que teria o acréscimo dos juros de forma proporcional.

Para saber sobre mais notícias e novidades sobre o Pix, clique aqui.