no ,

Governo de SP proíbe redes sociais nas escolas!

Governo de SP proíbe redes sociais nas escolas!
Governo de SP proíbe redes sociais nas escolas!

Governo de SP proíbe redes sociais nas escolas! A nova decisão do Governo de São Paulo é referente a proibição do uso de redes sociais e também de streaming nas escolas estaduais. Essa medida vai contra o currículo e também o método de ensino adotado em escolas particulares. 

Ou seja, a medida chamou atenção por ser um pouco diferente do caminho que a educação geral vinha tomando. Mas é uma maneira de gerar mais controle do conteúdo programático. Ou seja, o intuito é tornar os alunos mais produtivos e evitar distrações durante as aulas.

Essa medida, que entrou em vigor no dia 13 de fevereiro, suspendeu o acesso do wi-fi e internet que estavam conectadas para aplicativos como Instagram, Twitter e tiktok nas escolas. Além disso, as plataformas de streaming como a Netflix, HBO Max e Prime Video também serão proibidos nas escolas. Isso ocorreu em um momento em que diversas disciplinas móveis na grade curricular da rede estadual estavam prevendo o uso desses dispositivos móveis dentro da sala de aula.

O novo objetivo da restrição é melhorar o nível da educação e também da usabilidade. Além de monitorar a internet fornecida nas escolas. Podendo garantir um ambiente adequado para o aprendizado e evitar usos inapropriados e excessivos dessas redes sociais. As quais podem ajudar a qualidade da conexão e também interferir no andamento das atividades de cunho pedagógico.

Por qual motivo limitaram as redes sociais em São Paulo?

O uso de redes sociais no meio da aula nas escolas pode trazer diversos problemas e riscos que afetam o processo de aprendizagem e o ambiente escolar. Esses problemas são extremamente amplos. E inclusive o mal uso de redes sociais durante a aula pode distrair os alunos e desviá-los do foco na aprendizagem. Eles podem ficar mais interessados em conversar com amigos ou ver as atualizações de suas redes sociais do que prestar atenção nas explicações do professor. 

Além disso, as redes sociais são frequentemente usadas para compartilhar imagens e vídeos, o que pode levar a exposição a conteúdo inadequado, como bullying, violência e pornografia. Outra questão notável é que o uso excessivo das redes sociais pode prejudicar o desenvolvimento social dos alunos. Eles podem se tornar mais isolados e menos capazes de interagir e se comunicar efetivamente com seus colegas.

Mas entre todos os prejuízos, provavelmente o mais negativo seja a queda de desempenho. Pois uso de redes sociais durante a aula pode prejudicar o desempenho acadêmico dos alunos, pois eles perdem a oportunidade de se concentrar na aprendizagem e absorver o conteúdo ensinado.