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ATUALIZAÇÃO Dos Dados Cadastrais do INSS Veja Como Fazer

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL VEJA COMO FAZER
ATUALIZAÇÃO CADASTRAL VEJA COMO FAZER

É fundamental que os aposentados e pensionistas realizem a atualização dos seus dados cadastrais junto ao INSS. O próprio instituto recomenda que, em caso de mudança ou correção de informações, seja feita a solicitação de atualização.

Para facilitar o processo, o INSS disponibiliza um serviço online gratuito de atualização cadastral, que pode ser realizado através do Meu INSS. Essa é a forma mais fácil e rápida de atualizar os dados. Se você ainda não tem acesso ao Meu INSS, é possível fazer o cadastro pelo próprio site, informando seus dados pessoais e criando uma senha de acesso. Depois disso, basta entrar na plataforma e selecionar a opção de atualização cadastral para atualizar suas informações de forma ágil e segura.

Quando será necessário atualizar meus dados?

Isso mesmo, é importante que a atualização dos dados junto ao INSS ocorra sempre que houver qualquer mudança nas informações cadastrais do aposentado ou pensionista, como:

  • Correção de informações, caso exista algum dado errado no cadastro;
  • Mudança de endereço;
  • Alteração de nome em decorrência de separação ou emissão de nova certidão de casamento;
  • Mudança de e-mail ou telefone para contato;
  • Atualização da atividade, no caso de empregado doméstico, contribuinte individual, facultativo ou segurado especial.

Manter os dados atualizados é importante para evitar possíveis transtornos e garantir que o aposentado ou pensionista receba corretamente seus benefícios. Por isso, é recomendável que a atualização seja realizada com frequência e sempre que houver qualquer mudança nas informações. O serviço online do Meu INSS é uma ótima opção para fazer essa atualização de forma rápida e segura.

Veja como atualizar os dados cadastrais do INSS

Veja como é fácil atualizar os seus dados cadastrais do INSS totalmente online, usando o App do Meu INSS:

  1. Acesse o site ou app “MEU INSS”;
  2. Faça login com seu usuário e senha do Gov.br;
  3. Clique em “Agendamentos/ Solicitações”;
  4. Clique em “Novo requerimento”;
  5. Digite “dados” no buscador;
  6. Escolha a primeira opção em que aparece “Atualização de Dados Cadastrais”;
  7. Confira se os seus dados pessoais, como CPF, nome e data de nascimento, estão corretos;
  8. Informe seu atual e-mail e número para contato;
  9. Role para cima da tela e clique em “Dados Adicionais” para incluir ou atualizar um novo dado;
  10. Envie seus documentos atualizados, clicando em “novo” para anexar a documentação e, depois, toque em “Avançar” (PDF é o formato recomendado, mas também é aceito em .jpeg);
  11. Escolha uma agência mais próxima para atendimentos futuros;
  12. Finalize a solicitação de atualização.

PRONTO! Seus dados já estão atualizados.

Documentação necessária

É fundamental ter alguns documentos em mãos na hora de atualizar suas informações junto ao INSS. Aqui está uma lista de documentos essenciais:

  • Documentos pessoais com documento de identidade com foto;
  • Outros documentos que contenham informações que o cidadão pretenda atualizar em seu cadastro no INSS, como título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência, etc.;
  • Previdenciário Statement (National Social Information Registry – CNIS);
  • Declaração de pagamento do benefício;
  • Declaração de empréstimo consignado;
  • Declaração para fins de imposto de renda;
  • Procuração ou formulário de representação legal: documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver, mas somente se solicitado, portanto, aguarde a solicitação do INSS.