Lula criará um Conselho Nacional de Segurança Alimentar novamente! Após tantos anos, Lula deve assinar nesta terça (28) um importante decreto que recria Conselho Nacional de Segurança Alimentar. Os antigos conselheiros e também o ex-presidente do órgão vão ser reempossados. Este órgão acabou no primeiro pelo governo Bolsonaro, em 2019. Mas com o retorno de Lula ele voltará a ativa!
Finalmente Lula criará o Conselho Nacional de Segurança Alimentar! Lula já está preparando as formalidade para recriar o conselho de segurança alimentar com o intuito de garantir a proteção daqueles mais vulneráveis!
“Em 2019, o Jair Bolsonaro desativou o Consea no início do seu governo. E agora o país voltou ao mapa da fome. e ESSA é uma terrível consequência de Jair Bolsonaro na política. Nos últimos quatro anos esse setor retrocedeu fortemente”, diz a nota do Ministério do Desenvolvimento e também da Assistência Social Família e Combate à Fome.
O conselho nacional de segurança alimentar e sua história
Apesar do grande retrocesso dos últimos anos, Lula ainda está otimista em conseguir recuperar o combate à fome. O novo presidente da república acredita que obterá sucesso com o retorno do seu importante programa.
O Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA) é um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo, criado em 1993, que tem como objetivo formular e monitorar a implementação de políticas públicas voltadas para a segurança alimentar e nutricional no Brasil.
O CONSEA é formado por representantes do governo federal, da sociedade civil e de organizações do setor privado relacionadas à alimentação e nutrição. Entre as funções do conselho estão: promover o debate sobre a segurança alimentar e nutricional no país, propor ações e políticas para a promoção do direito humano à alimentação adequada, avaliar e monitorar programas e ações relacionados à segurança alimentar e nutricional, entre outras.
O Conselho Nacional de Segurança Alimentar é um importante órgão de participação social e de coordenação de políticas públicas relacionadas à segurança alimentar no Brasil. O Conselho tem papel fundamental na promoção de políticas públicas que garantam o acesso à alimentação adequada e saudável para toda a população, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade.
Ou seja, o orgão possui uma enorme importância para o cenário e integridade social nacional.