Uma excelente notícia para a Bahia é o possível retorno da fábrica da Ford ao estado, que segundo revelou Luiz Marinho, ministro do Trabalho, que o governo está em negociando com a montadora.
A notícia foi compartilhada por Marinho no sábado, 25, através das suas redes sociais.
Quando a Ford anunciou, em janeiro de 2021, o fechamento do complexo industrial da empresa na cidade de Camaçari, milhares de trabalhadores perderam seus empregos.
Foram nada menos do que 20 anos de atividades da Ford dentro do território baiano e seu fechamento foi extremamente lamentado em todo estado..
Ford na Bahia
A saber, da fábrica de Camaçari saiam os modelos Ka e EcoSport.
No mesmo período, a Ford também anunciou o fechamento de fábricas em Taubaté (SP) e Horizonte (CE), além de uma na Argentina.
Só com o fechamento da Ford na Bahia e na Argentina, cerca de 5 mil trabalhadores perderam seus empregos.
Contudo, apesar desse novo namoro entre o governo federal e a multinacional estadunidense, em outubro ano passado o então governador da Bahia e atual ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), postou em suas redes sociais que havia assinado com a maior fabricante de veículos elétricos do mundo, a chinesa BYD, um protocolo de intenções para a instalação de três fábricas no estado.
À época, a BYD, confirmou assinatura do protocolo de intenções com o governo baiano, contudo, ainda haviam questões em abertas.
A antiga noiva, a Ford, preferiu não se manifestar sobre o novo namorico entre os baianos e os chineses.
Ford na Bahia, primeira indústria de carros no Nordeste
O município de Camaçari, na região metropolitana de Salvador, recebeu a primeira indústria de carros do Nordeste na década de 90.
A Ford se instalou na cidade após uma longa batalha política e fiscal e se tornou um polo de desenvolvimento para o município baiano.
Na época, o fechamento da Ford, em meio a pandemia da Covid-19, causou um dano enorme na economia da região, não só para quem perdeu o emprego na empresa.
Mas também para todo um grupo de prestadores de serviço que funcionavam entorno da montadora.
Contudo, mesmo com o fechamento da fábrica na Bahia, a Ford avisa que os investimentos no estado continuam.
A Ford possui 9 montadoras espalhadas pelo mundo, entre elas está o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia, que hoje está focado em projetos globais.
Por fim, para mais notícias sobre o governo Lula, clique aqui.