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Empreendedor Veja Essa Dica De OURO Para EXPANDIR Seu Negócio

dica essencial para o sucesso do seu negócio
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Usar a mídia social para promover um negócio é essencial para garantir o crescimento e o sucesso. Um estudo da Stackla indica que 79% dos consumidores se preocupam com a interação virtual entre clientes e marcas na hora de comprar um produto. O interesse nas mídias sociais aumentou desde a pandemia, com 72% dos entrevistados dizendo que o tempo gasto nas mídias sociais se intensificou desde o início do surto de COVID-19. A pesquisa entrevistou 2.042 pessoas por meio de questionários virtuais.

Enio Pinto, gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, afirma que a tendência de inserir as empresas no mundo digital não aconteceu exclusivamente por causa do coronavírus, mas foi acelerada pelo isolamento social imposto na época. Com a demanda antecipada, interagir com as redes sociais é uma ação quase obrigatória. “Qualquer negócio que não tenha presença digital vai sofrer muito”, diz Enio. Ele destaca a importância do uso do Instagram, Facebook e WhatsApp, principalmente para pequenos negócios, pois isso oferece mais possibilidades de expansão.

No entanto, estas plataformas devem ser encaradas como um complemento e não como um meio exclusivo de promoção de uma empresa. Os métodos tradicionais ainda são válidos para pequenas empresas e não devem ser abandonados.

Veja qual público deve focar em seu negócio

Empresas que visam atender públicos jovens devem dar ainda mais atenção à digitalização. De acordo com a pesquisa da Stakla, a geração Z (com idades entre 18 e 25 anos) é a mais preocupada com a interação virtual com empresas por meio das mídias sociais.

Em comparação, os millennials (26 a 40 anos) apresentam um percentual de 73% de preocupação, enquanto a geração X (41 a 56 anos) tem um percentual de 64%.

A plataforma que se destaca entre os membros da geração Z é o TikTok. De acordo com a pesquisa, esse público é o que mais utiliza a rede social de vídeos curtos. Enio afirma que isso se deve ao fato de que os jovens são nativos digitais. Mesmo para empresas que não visam esse público em particular, expandir sua presença online é essencial: “Não há como ignorar a necessidade de se expor mais e se envolver mais com os clientes. Isso permitirá alcançar um público que não seria acessível no ambiente presencial”.

A Macchi é um exemplo de empresa que cresceu por meio do TikTok. Especializada em alianças e com uma proposta de desconstrução do tradicionalismo, a CEO Aline Djanikian relatou um aumento nas vendas quando começou a produzir conteúdo para a plataforma. A Macchi é uma empresa estabelecida há mais de 80 anos no mercado, mas Aline decidiu modernizá-la ao criar uma loja virtual e expandir para as redes sociais. “Eu nunca tive dúvidas de que teríamos que migrar para o ambiente digital”.

Dica de como produzir nas redes sociais

Grandes marcas investem muito mais em campanhas nas redes sociais do que micro e pequenas empresas. Contratar influenciadores digitais renomados pode ser muito caro, e por isso não é realista esperar que essas empresas possam dedicar tanto capital a esse tipo de serviço. Enio explicou que a presença online ainda é fundamental e recomendou que empreendedores iniciem nesse mercado de forma “caseira”.

Com o tempo, se a empresa tiver recursos, deve se profissionalizar e aprimorar sua estratégia de divulgação digital. Aline demonstrou que a produção de conteúdo para as mídias sociais não precisa ser elaborada. Ela mencionou um vídeo que gravou com seu celular pessoal em menos de 20 minutos e com a iluminação disponível. Esse vídeo gerou mais de 6 milhões de visualizações e trouxe muito engajamento para a loja.

Para aqueles que desejam aprender mais sobre divulgação nas redes sociais, o Sebrae oferece cursos gratuitos, como “Marketing Digital para sua empresa”, “Equipe comercial para sua empresa” e “Os segredos por trás de um Instagram vendedor”.