no

Prefeitura avalia saúde de beneficiários do Auxílio Brasil: veja

Prefeitura faz convocação de beneficiários do Auxílio Brasil. Entenda o que está acontecendo.
Beneficiários são convocados por prefeitura para cuidar da saúde

Essa é uma ação inédita, porém é preciso ter atenção na convocação, pois a Prefeitura avalia saúde de beneficiários do Auxílio Brasil.

Cerca de 337.513 estão sendo convocados pela Prefeitura Municipal para acompanhamento de saúde.

Para isso, os beneficiários só precisam comparecer em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS).

O compromisso que a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, assumiu.

É fazer a cada 6 meses, acompanhamento de saúde de quase 400 mil famílias beneficiárias.

Lia Ferreira, chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa, que mulheres beneficiárias nas faixa entre 14 e 44 anos.

Essa faixa etária é a maioria dentre o total de mulheres beneficiadas no município, que são total de 220.472.

Já o número de crianças com idade até 7 anos, são 117.041, por isso é muito importante fazer o acompanhamento de saúde semestral.

“Essa é uma das condicionalidades do governo federal para garantir que a família continue recebendo o auxílio, assim como também é exigida a frequência escolar, por exemplo.

Porém, além disso, é um momento muito importante para as mulheres e crianças serem recebidas nas nossas unidades e passem por uma avaliação de saúde completa,

para que os profissionais possam intervir em tempo oportuno se houver necessidade”, explicou a chefe do Núcleo de Alimentação e Nutrição da Semsa.

O objetivo dessa convocação é priorizar a saúde de todos, incentivando as mulheres que são beneficiárias do Bolsa Família, a fazer o exame preventivo ginecológico.

É da maior importância oferecer saúde preventiva e caso essas mulheres recebam algum diagnóstico de doença, quanto mais cedo iniciar o tratamento, a cura pode ser de 100%.

“Os profissionais também realizam uma avaliação geral de forma preventiva, conferindo os índices nutricionais e de desenvolvimento, como altura e peso, e também o cartão vacinal dessa usuária. Ao buscar a UBS, as mulheres podem, ainda, acessar serviços de planejamento familiar, como inserção de DIU, ou alguma outra questão particular” explicou  Lia Ferreira.

Para as crianças não é diferente na questão de saúde preventiva, sendo que, nesse caso, é para a verificação do cartão vacinal.

Assim como também verificar se a criança sofre com desnutrição ou obesidade, para que um profissional irá encaminhar para o programa indicado com a avaliação.

O que o beneficiário precisa fazer ao ser convocado pela Prefeitura para se apresentar na UBS

As famílias beneficiárias do Bolsa Família, ao serem convocadas pela Prefeitura Municipal para acompanhamento de saúde.

Devem comparecer na Unidade Básica de Saúde (UBS) portando CPF, Carteira de Identidade (RG) e Cartão Nacional de Saúde (CNS).