no ,

Mais de 1,5 milhão de famílias serão suspensas do Bolsa Família?

Mais de 1,5 de beneficiários serão cortados do Bolsa Família. Como saber quem será?
Ministro anuncia cortes no Bolsa Família. Veja!

Equipe do governo está preparada para fazer pente-fino no CadÚnico e com isso, mais de 1,5 milhão de famílias serão suspensas do Bolsa Família.

Os beneficiários estão preocupados com a possibilidade de serem excluídos do maior programa social do país.

Milhões de famílias em todo o Brasil, têm o Bolsa Família como principal fonte de renda.

Na última sexta-feira (24/2), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias anunciou que mais de 1,5 milhão de beneficiários serão excluídos do Bolsa Família.

O governo pretende começar o cancelamento do pagamento para milhões de famílias a partir de março. O pente-fino que está sendo organizado para as averiguações nos cadastros, deve terminar em dezembro.

Todo o empenho do Ministério do Desenvolvimento, juntamente com o apoio de secretarias, só em março irá suspender 1,5 milhão do programa social.

Mas o que chama a atenção, é a informação de que desse total, mais de 400 mil beneficiários são de famílias unipessoais, pessoas que declararam viver sozinhas.

Se por um lado o governo vai cancelar mais de 1,5 milhão do Bolsa Família, por outro tem a boa notícia para quem solicitou o benefício e está aguardando aprovação.

O governo fará a inclusão de cerca de 700 mil pessoas que aguardam o benefício. É um modo de equilibrar, já que tira muitas famílias, a proposta é incluir novos beneficiários que cumpram com as novas regras.

Quais serão os beneficiários que estão na mira do governo para cancelamento no Bolsa Família

O Governo Federal fará o levantamento dos dados no Cadastro Único (CadÙnico).

A análise será por meio de cruzamento de dados para verificar as famílias que estão recebendo o benefício com irregularidades.

São beneficiários com renda mensal superior ao que é exigido para ter direito ao Bolsa Família.

Outros beneficiários deixam o programa e param de receber as parcelas. São pessoas que declararam morar sozinhas, mas que vivem com outros membros da família, que inclusive também recebem o Bolsa Família.

Em entrevista recente, o ministro Wellington Dias disse:

“Com a busca ativa e a rede do Sistema Único de Assistência Social, que é muito preparada e muito competente, nós temos condições agora de trazer também para o recebimento quem tem o direito e estava na fila, estava fora”.

Muitos beneficiários cancelaram o cadastro no Bolsa Família de maneira voluntária, pedindo a retirada do benefício.

Mesmo as famílias unipessoais, dentre outras que também estão para serem excluídas.

Essa famílias que permanecerem no programa social por mais tempo, terão que fazer atualização cadastral no CRAS.