no , ,

SINDIGÁS Questiona Que Auxílio Gás Seja Usado de Forma Consciente

auxílio gás de forma mais limpa entenda
auxílio gás de forma mais limpa entenda

O aumento do preço do gás de cozinha tem sido uma preocupação para as famílias brasileiras, principalmente as de baixa renda. Confira na matéria mais informações sobre o auxílio gás.

Uso consciente do Auxílio

De acordo com o presidente do Sindigás, a solução não é apenas aumentar as vendas de botijões, mas garantir que programas sociais, como o Auxílio Gás, sejam direcionados para combater a lenha como matriz energética das residências. Isso significa que o governo deve criar programas de subsídio que sejam específicos para as famílias vulneráveis, estimulando-as a comprar um energético que possa substituir a lenha.

O Auxílio Gás é um benefício pago a cada dois meses no mesmo dia do pagamento do Auxílio Brasil, que é o novo nome dado ao programa Bolsa Família em 2022. O objetivo é ajudar as famílias de baixa renda a comprar gás de cozinha. No entanto, é preciso que esses benefícios sejam carimbados e tenham uma destinação específica para que as famílias possam se beneficiar de fato. Com isso, espera-se reduzir o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias mais vulneráveis.

O Sindigás aponta que houve queda no consumo do gás de cozinha em botijões de até 13 quilos em 2022, com aumento na venda de botijões maiores para comércio e indústria. O país consumiu 5 milhões de toneladas de GLP em botijões de até 13 quilos em 2022, o que representa uma queda de 2,5% em relação ao ano anterior. No entanto, as vendas totais do produto caíram apenas 0,85% no ano passado.

Para 2023, o Sindigás prevê um cenário de estabilidade de consumo, sem previsão de retomada das vendas em botijões menores. O presidente do sindicato defende que o Auxílio Gás pode contribuir para combater a pobreza energética e incentivar o uso de energias mais modernas e limpas que a lenha.

Valor do Auxílio Gás 2023

Anteriormente, o Auxílio Gás pagava parcelas de 50% do preço médio do botijão de 13kg. Porém, a partir de agosto de 2022, ele passou a pagar o valor integral, ainda conforme levantamento da ANP.

De fato, o que permitiu isso foi a aprovação da Emenda Constitucional nº 123. Esse documento foi responsável por liberar recursos extras para a União turbinar programas sociais já existentes, assim como criar outros.

Entretanto, no caso do Auxílio Gás, os recursos extras permitiram aumentar os pagamentos, até dezembro de 2022, data limite prevista no documento.

Dessa maneira, a gestão atual do Governo Federal conseguiu aprovar uma medida para garantir a continuidade dos pagamentos do Auxílio Gás com parcelas integrais. Portanto, em fevereiro os beneficiários poderão contar com o depósito de 100% do preço médio do botijão de 13kg.