Nos últimos dias tem viralizado pelas redes socias um vídeo do encontro entre o presidente brasileiro Luiz Inácio da Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Joel Biden.
Até aí nada demais, visto que todos acompanhamos o encontro entre os dois presidentes na Casa Branca no dia 10 de fevereiro desse ano.
No entanto, o vídeo possui uma legenda na qual está traduzida uma fala onde Biden chama Lula de mentiroso.
Entretanto, a tradução é mentirosa, ou seja, não passa de uma montagem com o nítido intuito de denegrir a imagem do presidente brasileiro.
A gravação, correspondente a um trecho recortado da reunião entre Biden e Lula, foi editada para receber uma legenda falsa.
Nesse encontro entre os dois dois líderes dos dois países mais poderosos das Américas, a pauta principal foi o alinhamento em questões como defesa da democracia e a proteção da Amazônia.
Os vídeos com Lula e Biden
No vídeo original do encontro entre os presidentes, Lula diz: “O senhor (Biden) sabe que o Brasil ficou quatro anos se automarginalizando. Um presidente (Bolsonaro) que não gostava de manter relações com nenhum país.
O mundo dele terminava e começava com as fake news. De manhã, de tarde e de noite. Ele me parece que menosprezava relações internacionais.”
Posteriormente, já com a falsa legenda, Biden teria afirmado: “Not true, really” (“Não é verdade, realmente”), dando a entender que o presidente estadunidense chamou Lula de mentiroso.
No entanto, o que Biden realmente responde é: “Sounds familiar” (”Me soa familiar”), fazendo relação entre Bolsonaro e o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Contexto
Bolsona nunca negou sua admiração ou escondeu sua afinidade ideológica com o ex presidente do Estados Unidos, Donald Trump.
Contudo, Trump nunca deu muito bole para Bolsonaro, sempre o tratando como um politicozinho que 5º categoria.
Situação que parece nunca ter incomodado o ex capitão “Imbrochável”, visto que inclusive apoiou a reeleição do preciso “amigo”.
Após a derrota de Trump, Bolsonaro demorou dias para reconhecer a vitória de Biden, o que desgastou demais a relação entre os dois países.
Em contrapartida, após a vitória de Lula, os Estados Unidos foram um dos primeiros países a reconhecer a vitória do petista.
O vídeo com a falsa legenda posui mais de 100 mil visualizações no Kwai e 60 mil no TikTok.
Para mais notícias sobre o governo Lula, clique aqui.