no , , ,

INSS promoverá mutirão para reduzir fila de perícias.

INSS mutirão reduzir fila
INSS mutirão reduzir fila

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está organizando um mutirão para tentar reduzir a fila de espera por benefícios relacionados a incapacidade. Nesse sentido hoje são 562.440 requerimentos aguardando pelo exame médico pericial, conforme a própria Autarquia.

Os 562.440 requerentes de benefícios por incapacidade poderão ser atendidos mais rápido, afinal o INSS realizará mutirão para reduzir a fila de espera. Saiba mais sobre o que está por vir!

Em março, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, pretende dar início a um mutirão de atendimento. O objetivo é atender às demandas de regiões com maior tempo de espera, especialmente em cidades de estados localizados no Norte e no Nordeste do país.

Ministro da Previdência Carlos Lupi

“Essa hoje é minha maior fila. São mais de 500 mil que estão aguardando. Vou enquadrar ela. Até dezembro estará em 45 dias. Até dezembro não quero ninguém fora do prazo máximo”

O ministro da Previdência Carlos Lupi na ocasião supracitada estava em um encontro com a UGT (União Geral dos Trabalhadores) no dia 17 de fevereiro.

Para diminuir a demanda por perícias no interior de estados, o planejamento é levar peritos para permanecer até 15 dias ou até zerar a fila, conforme a necessidade.

Governo e peritos da saúde estão juntos: INSS promoverá mutirão para reduzir fila de perícias.

Conforme Francisco Eduardo Cardoso Alves, vice-presidente da ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos), estão em negociação com o Ministério da Previdência e aguarda as regras.

Complementa o ministro.

“O mutirão é uma saída de emergência adotada em casos de extrema necessidade”

A fila geral de benefícios previdenciários passa de 1,2 milhão, todavia por lei o INSS tem até 45 dias para implementar os benefícios. Contudo ultrapassando o período o Instituto paga o benefício com juros e correção monetária.

Os peritos também ganham com o mutirão!

Para incentivar os peritos a realizarem mais exames durante o mutirão, o governo pretende pagar bônus, além de custear a estadia dos profissionais em regiões com alta demanda.

Para Alves, essa é uma solução mais econômica para o governo, em comparação com a judicialização, uma vez que há um custo mais elevado para o Estado quando o processo acaba na Justiça.

INSS promoverá mutirão para reduzir fila de perícias.

A iniciativa do governo de realizar um mutirão de perícias médicas é uma resposta para reduzir as filas de espera em regiões com alta demanda. O bônus para os peritos é uma alternativa mais econômica para solucionar o problema do que a judicialização dos casos. O mutirão deve começar em março e visa zerar as filas em até 15 dias.