no ,

Cuidado com golpe de mensagem do INSS: saiba como se proteger

Mensagem do INSS para segurados. Saiba qual!
Cuidado, golpe do INSS rouba dados dos segurados

Segurados da Previdência Social precisam tomar muito cuidado com golpe de mensagem do INSS.

O contato dos golpistas pode ser enviando mensagem SMS ou simplesmente por telefone, tudo isso alegando se tratar de prova de vida.

Pessoas acreditando estar realmente falando com algum funcionário do INSS, podem estar caindo nas mãos de sujeitos fraudulentos que só querem os dados dos segurados.

Para isso, enviam links por mensagem de texto ou pedem que o segurado faça uma biometria facial.

Os golpistas entram em contato com as possíveis vítimas, se fazendo passar por servidores do INSS, o que eles realmente querem é ter todas as informações dos segurados.

Com receio de ter o pagamento bloqueado, muitos dos segurados abordados pelos golpistas, acabam caindo na cilada.

Como os golpistas agem para acessar dados dos segurados do INSS?

Simplesmente eles usam todos os recursos possíveis, enviam mensagens por e-mail, em formato de carta, até mesmo usam o aplicativo mensageiro mais comum, o WhatsApp.

O segurado deve desconfiar e NUNCA enviar seus dados, como fotos, documentos e muito menos clicar em links desconhecidos.

Quem for abordado por qualquer meio de contato desses já citados, por alguém dizendo ser do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), não converse, não faça contato e nem confirme seus dados.

Ainda que o interlocutor diga seu nome completo, data de nascimento ou qualquer outra indicação que pare,a ter os dados do segurado, não caia nessa.

Pode parecer que realmente se trata de um servidor do INSS, mas não é, por isso, o ideal é dizer que não vai conversar por telefone e desligar.

Supostamente dizem que se o segurado não confirmar terá o benefício suspenso e assim, seguem fazendo vítimas.

 O INSS orienta que ao atender uma ligação de alguém se passando e falando em nome do INSS, deve desligar imediatamente o telefone.

Não existe esse tipo de abordagem, nenhuma delas, por parte do INSS para fazer prova de vida, ou qualquer outro tipo de confirmação de dados pessoais, nem documento e muito menos por WhatsApp.

Saiba agora como o INSS realmente entre em contato com o segurado

O meio de contato mais utilizado pelo INSS para falar com o segurado, ainda é a tradicional carta registrada via Correios.

Mas é possível entrar em contato enviando e-mail do ‘MEU INSS’, para informar o andamento de algum processo ou resposta de solicitação.

Porém, sendo o contato por e-mail, jamais pedem que clique em link e nem responda.

Pois a mensagem é automática apenas como meio informativo, seguido de um alerta para não responder, apenas para ler.

Em caso de dúvidas sobre seu benefício ou para acompanhar algum processo, o cidadão deve entrar em contato com a central de atendimento, ligando para o número 135. 

Esse é o contato oficial do INSS e nenhum funcionário irá solicitar senha.