no ,

O que o Centrão exigiu para apoiar o Lula?

O que o Centrão exigiu para apoiar o Lula?
O que o Centrão exigiu para apoiar o Lula?

O que o Centrão exigiu para apoiar o Lula em 2023? Todos sabem que historicamente o Centrão e o líder esquerdista possuem uma espécie de rivalidade. Embora Lula possa ser visto como um candidato de Centro-Esquerda ou de Esquerda Moderada, é evidente que possui muitas diferenças. Principalmente se considerarmos alas que efetivamente são de Centrão sem inclinações à esquerda. E por esse mesmo motivo, o apoio do centrão terá um preço elevado para Lula.

Embora tenha mudado de presidente, há centenas de cargos na administração federal que tendem a permanecer nas mãos dos indicados do chamado e não tão aclamado Centrão. Há grupos de partidos de centro e também de centro-direita que costumam apoiar diferentes governos conforme a troca de verbas e o espaço na máquina pública.

E efetivamente, os órgãos mais desejados são todos aqueles com grande orçamento e capilaridade no âmbito nacional. Portanto, há verba e alcance para impactar fortemente as realidades locais e gerar muito mais dividendos políticos.

Fazer com que aliados ocupem esses cargos, nesses órgãos permitirá que políticos consigam ampliar a sua influência dentro das suas bases eleitorais. Fator o qual tende a se transformar em ainda mais força política nas próximas eleições.

O que o centrão quer em troca do apoio?

O presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não conseguiu uma base de apoio efetiva e sólida no Congresso. Ou seja, será difícil garantir a aprovação de matérias do seu interesse. Pois as siglas de centro-esquerda ainda são minoria no Parlamento.

Por isso, na sua gestão ficará aberto a negociar esses novos cargos e até mesmo com integrantes de partidos de oposição. Os quais eram tradicionalmente da base do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).  Mas hoje se colocam como independentes, como por exemplo: Republicanos e PP. Essa ideia tem por base conseguir ao menos uma parte dos votos dessas siglas no Congresso.

E evidentemente, o apoio do centrão tem como principal preço as famosas ‘’troca de favores’’. Que envolvem desde favorecimento político, quanto facilitação de aprovação de projetos de lei e indicação de cargos de grande relevância social e política. Nada é obtido de graça, há sempre uma negociação quando se trata do âmbito político.