no , , ,

Os carros que Bolsonaro vai usar quando voltar ao Brasil

Os carros que Bolsonaro vai usar quando voltar ao Brasil
Os carros que Bolsonaro vai usar quando voltar ao Brasil

Enquanto estava na condição de ex presidente, o agora presidente Lula tinha a sua disposição dois carros, modelo Honda Civic, custeado pela União.

Essa é uma prerrogativa de todos os ex presidentes do Brasil.

Portanto, todos que já foram presidente, tem a sua disposição dois carros, além de servidores e escritórios.

Tudo bancado com dinheiro público.

Penso que se o ex presidente continua ativo na sua vida política, procurando parcerias e desenvolvendo projetos de interesse público para o país, é até legitimo que isso ocorro.

Agora, em casos no qual o ex funcionário público não oferece nada de relevante ao interesse público, esse gasto todo não se justifica.

Mas, com a mudança de cargos, mudam-se os carros.

Assim, os carros que eram utilizados por Lula enquanto ex presidente, passarão a ser utilizados por Bolsonaro, se ele retorna ao Brasil.

Entretanto, não há informações se os carros serão os mesmos ou se apenas o modelo será o mesmo.

Carros para os ex presidentes

O que está certo é que ex capitão tem a sua disposição dois carros do mesmo modelo utilizado por Lula, o Honda Civic.

Esses carros, assim como outros modelos sedã da mesma marca foram adquiridos pela União entre o fim de 2019 e o começo de 2020.

Todavia, as aquisições foram realizadas para atender aos ex-presidentes Dilma Rousseff, Michel Temer, José Sarney, Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso, além do então ex presidente Lula.

A saber, à época, cada carro saiu por cerca de R$ 100 mil e possuem motor 2.0 aspirado de 155 cv de potência e transmissão automática.

O argumento usado à época pelo governo para justiçar a compra dos novos carros, foi a idade da frota dos carros da época.

Que de acordo com o Planalto, eles possuíam modelos de 2008, enquanto outro tinham à disposição veículos de 2015, que faziam parte de um contrato de comodato com a Fiat.

E que por conta disso, constantemente se gastava com manutenção dos carros, que acaba também gerando um alto custo aos cofres públicos.

Como Bolsonaro ainda está nos Estados Unidos, ainda não foram feitas as solicitações dos carros pelo ex presidente.

Contudo, os carros, com o tanque cheio, já estão a sua disposição.

E segundo informou o ministério, os ex-presidentes não têm direito a aluguéis de carros no exterior pagos com dinheiro público.

Lula não usa carros que herdou de Bolsonaro

Logo quando assumiu o poder em 2019, Bolsonaro gastou R$ 5,8 milhões para comprar 30 carros blindados para seu uso pessoal.

Os carros eram modelos Ford Fusion Titanium AWD Ecoboost – versão completa e cujo modelo cujo modelo já saiu de linha no Brasil.

Pois bem, Lula recebeu essa frota de blindados, mas não os tem utilizado.

Os carros comprados por Bolsonaro possuem motor 2.0 turbo de 248 cv, com blindagem nível III-A, padrão no mercado nacional e que resiste a calibres de pistolas e submetralhadoras.

Os carros ainda possuem proteção frontal, luzes intermitentes e rotativas, pneus à prova de tiro, suportes para armamento e munição e alarme sonoro.

Além de carregar equipamentos eletrônicos de detecção, varredura e monitoramento, GPS, rádio transceptor, armamento e munições letais e não letais.

Contudo, Lula tem utilizado carros modelo Mitsubishi Outlander, que também saiu de linha no fim de 2022.

Por fim, segundo o portal Uol o governo Federal disse que, por questão de segurança, não é possível conceder informações sobre os veículos utilizados para o deslocamento do presidente e da equipe que o acompanha.

Para mais notícias sobre Bolsonaro, clique aqui.