no , , ,

Novo Cartão BENEFÍCIOS Do INSS Veja Se Você Tem Direito

CARTÃO DE BENEFÍCIOS VEJA COMO FAZER
CARTÃO DE BENEFÍCIOS VEJA COMO FAZER

Em março de 2023, será lançado pelo Governo um novo cartão que irá unificar os benefícios da Previdência Social.

O anúncio foi feito pelo Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, no dia 06 de fevereiro. O “Cartão do Beneficiário” terá validade em todo o país e irá permitir o acesso aos principais direitos dos cidadãos. Como o recebimento de benefícios assistenciais, passagens gratuitas no transporte público, descontos em farmácias, empréstimo consignado, entre outros.

Veja os cartões disponíveis hoje para os beneficiários

Atualmente, os beneficiários do INSS possuem acesso a três tipos de cartões:

  • o cartão magnético tradicional, se utiliza para receber o pagamento mensal;
  • o cartão de crédito consignado, destina-se a uma parcela específica de beneficiários e pode fazer compras parceladas e saques em dinheiro;
  • e o novo “Cartão do beneficiário” divulgado pelo Ministério da Previdência Social.

O “Cartão do beneficiário” é uma nova opção de pagamento que permitirá o acesso a diversos direitos dos cidadãos. Como recebimento de benefícios assistenciais, descontos em farmácias, empréstimos consignados e passagens gratuitas no transporte público. Essa novidade terá validade em todo o território nacional e oferecerá mais facilidade e praticidade aos beneficiários do INSS.

Quem pode solicitar o Cartão de benefícios da Previdência Social?

A Previdência Social divulgou que praticamente todos os beneficiários do INSS terão acesso ao novo cartão, especialmente os aposentados e pensionistas do BPC e RVM. Para obter o cartão, o beneficiário deve ter entre 18 e 80 anos.

Para aqueles com mais de 80 anos, a instituição financeira já possui uma conta para pagamento dos benefícios.

A meta é que o novo formato esteja em operação até março de 2023, por meio da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, e que futuramente seja disponibilizado em bancos privados. Segundo o Ministro da Previdência Social, essa é uma quebra de paradigmas significativa, já que os bancos públicos são fortes na assistência aos beneficiários do INSS e agora terão que competir com os bancos privados.

O Governo está buscando parcerias públicas e privadas para o projeto.

O novo cartão não será apenas o centralizador de benefícios assistenciais, mas também um local onde as pessoas terão acesso a outros benefícios para melhorar sua qualidade de vida, como descontos em cinemas, shows, hotéis, passagens aéreas, entre outros.

Entenda como funcionará o novo Cartão

Uma nova informação importante é que este é um cartão opcional que o beneficiário pode solicitar.

Será um cartão eletromagnético com chip e senha únicos, onde o beneficiário poderá sacar até 70% do limite disponível na conta, bem como realizar até 8 saques por mês.

Além disso, também houve modificações quanto à margem de pagamentos, que passou de 40% para 45% do valor total do benefício.

No entanto, esse aumento de 5% está relacionado a uma nova modalidade de empréstimo que basicamente aumentará em até 5% o limite de crédito disponível para o beneficiário assistencial.

Os novos cartões serão obrigados a enviar faturas mensais aos beneficiários, com detalhamento dos valores recebidos, saldos e demais dados bancários.

Outra novidade é que quem optar por esse cartão também terá um seguro de vida no valor de R$ 2.000,00 e auxílio funeral para cada item, sem exigência de idade mínima.

Mas lembre-se, a contratação deste cartão não é obrigatória, e o beneficiário é quem deve fazer a solicitação.