no , ,

Governo Lula está perdido? Veja a confusão!

Governo Lula está perdido? Veja a confusão!
Governo Lula está perdido? Veja a confusão!

O governo Lula está perdido? Veja a confusão que vem ocorrendo nos últimos dias! Quer entender mais sobre as dificuldades que o novo governo enfrenta? Acompanhe o artigo até o final! O presidente do respectivo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o senhor Aloizio Mercadante, disse falas importantes durante a última entrevista ao SBT.  E alegou que a instituição vai organizar um grande seminário para debater as questões relativas à política fiscal do mês de março. 

Conforme ele, a ideia deste evento é ajudar o respectivo governo a formular uma nova âncora que poderá substituir o teto de gastos. Ou seja, o resultado do debate será entregue para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. E posteriormente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. E ainda afirmou “Aqui, tudo vai para o Lula”.

Essa iniciativa foi recebida como uma forma de tentativa de intromissão nos trabalhos da respectiva equipe econômica. Portanto, se há um assunto que deve estar sob a liderança do respectivo Ministério da Fazenda é este do novo arcabouço fiscal. Pois atualmente é a parte mais relevante dessa política econômica. E quanto ao debate público sobre a questão da âncora é essencial, e pode contribuir até mesmo para a construção de um arcabouço bastante crível e estável. Porém, essa é uma iniciativa que não caberá ao Mercadante ou ao BNDES. Pois saberia apenas ao próprio ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Barreiras no novo governo Lula

Esse episódio de inúmeras confusões, não é um caso isolado. Ele é resultado de um problema bem mais amplo. E que jamais esperariam que tamanho problema ocorresse sob a Presidência de Lula. Este já é o terceiro mandato de Lula na Presidência da República, o petista é um veterano, portanto não é um novato na atividade de governar. Mas infelizmente o que se vê são discursos muito bonitos com pouca eficiência no âmbito técnico. Fazendo com que seu governo fique paralisado em diversos quesitos.

Além das questões relativas ao BNDES, o presidente Lula (PT) também encontrou empecilhos na sua estratégia de governo em relação ao Banco Central. Luiz Inácio Lula da Silva criticou severamente o atual índice da taxa básica de juros. E culpou o Banco Central pela SELIC por ter um percentual de 13,75% ao ano. E ainda exigiu que o respectivo presidente do Banco Central explicasse para o Congresso Nacional. Lula não concordou em momento algum com o fato da Selic estar com valor de 13,75% ao ano. E ainda afirma que isso tudo é culpa do BC. O governo Lula está perdido?