no , ,

Governo Lula 3 espera aprovar câmeras em uniforme policial

Lula espera aprovar cameras em uniforme policial
Lula espera aprovar cameras em uniforme policial

Um dos projetos de segurança pública mais bem-vindos dos últimos anos e que é uma das prioridades do governo Lula 3 para o setor, são as câmeras em uniformes polícias.

De acordo com informações do Ministério da Justiça, o governo trabalha com a perspectiva de implantar o programa ainda no primeiro semestre.

Foi através da assessoria do Ministério do Trabalho, que o programa foi anunciado de forma muito sutil e com poucos detalhes.

Contudo, em breve o Ministério está divulgando novos detalhes sobre  o programa de câmeras em uniformes polícias.

Segundo acessória do Ministério da Justiça:

“Essa medida é uma das mais eficientes para redução da letalidade policial e para a proteção do próprio agente de segurança”, declarou.

Efeitos em São Paulo da câmera no uniforme da PM

A saber, desde 2020 que o estado de São Paulo atua com câmeras corporais nos agentes de segurança.

E os resultados são extremamente significantes, com uma queda de 61% no número de mortes cometidas por policiais.

Menor número desde 2001.

De acordo com especialistas e autoridades, que classificam a redução como “significativa”, outros fatores também contribuíram para tal

Por exemplo, além das câmeras corporais, o aumento no uso de armas não letais e a criação de órgãos de fiscalização da conduta dos policiais também contribuíam para a redução da letalidade policial.

Dados da Secretária de Segurança Pública de São Paulo apontem 256 mortes por policiais militares em serviço em 2022.

Esse o menor número dos últimos 20 anos. Em 2021, foram 423 casos. Em 2020, havia ficado em 659 mortes.

Entretanto, com os policiais que estão de folga, o número de mortes aumentou de 120 mortes para 126, comparado com 2020 e 2021.

O todo foram 382 mortes por policiais militares em 2022, uma redução de 29,6% em relação a 2021, com 543 mortes.

Menor índice desde 2005.

Na opinião da maioria dos especialistas ouvidos sobre o tema, a câmera corporal é sim o principal motivo pela redução das mortes em operações e abordagens policiais.

Colocada na farda, na altura do peito, as câmeras gravam as ações policiais em tempo real, além de transmitir os dados para uma central.

Dessa forma é possível acompanhar as operações e armazenar as imagens em nuvem, o que impede o policial de apagar o arquivo do vídeo.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, “todas as abordagens, fiscalizações, buscas, varreduras, acidentes e demais interações com o público” são registradas automaticamente.

Implementadas em agosto de 2020 e expandidas ao longo de 2021, as câmeras fazem hoje parte da rotina de 179 unidades policiais, em 66 dos 134 batalhões da PM do estado de São Paulo, com mais de 10 mil equipamentos corporais em uso.

Para mais notícias sobre e novidades sobre o o governo Lula, clique aqui.