no ,

FERIADOS 2023 Veja Como Ficará O Funcionamento Dos BANCOS

VEJA OS FERIADOS BANCÁRIOS DE 2023
VEJA OS FERIADOS BANCÁRIOS DE 2023

Já está anunciado pelo Federação Brasileira de Bancos (Febraban) o calendário dos feriados bancários de 2023. De momento, os dois primeiros feriados, já se aproximam: são os dias 20 e 21 de fevereiro, em que é celebrado o Carnaval em todo o país. Além disso, haverá também dois dias de funcionamento especial, com horários diferenciados.

Podemos ressaltar, que não são considerados dias úteis para serviços bancários todos os sábados, domingos e feriados nacionais. Sendo assim, as transações precisam ser feitas de forma digital ou no dia útil seguinte.

Assim, veja o cronograma com os feriados bancários e as datas com expediente em horário especial. 

Confira os feriados bancários de 2023

Totalizando, são 11 datas diferentes em que as instituições financeiras não estarão em funcionamento. Confira a lista:

  • 20/02 (segunda-feira): Carnaval;
  • 21/02 (terça-feira): Carnaval;
  • 07/04 (sexta-feira): Sexta-feira da Paixão;
  • 21/04 (sexta-feira): Tiradentes;
  • 1º/05 (segunda-feira): Dia do Trabalho;
  • 08/06 (quinta-feira): Corpus Christi;
  • 07/09 (quinta-feira): Independência do Brasil;
  • 12/10 (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil;
  • 02/11 (quinta-feira): Finados;
  • 15/11 (quarta-feira): Proclamação da República;
  • 25/12 (segunda-feira): Natal. 

Mediante as datas, os clientes podem recorrer aos serviços oferecidos pelas plataformas digitais dos bancos, que funcionam normalmente aos feriados. Portanto, os canais incluem opções como transferências, PIX, pagamentos e outras. 

Sobretudo, é importante dizer também que as contas vencidas nos feriados podem ser pagas normalmente e sem nenhum tipo de acréscimo no próximo dia útil. 

Horário de expediente nos bancos

Agora em 2023, as agências bancárias terão horário especial em duas datas específicas, sendo que em uma delas não haverá atendimento. Confira quais são:

  • 22 de fevereiro (Quarta-feira de Cinzas): das 12h ao horário habitual, com exceção das agências que fecham antes das 15h, que terão de cumprir ao menos 3 horas de expediente;
  • 29 de dezembro (sexta-feira, último dia útil do ano): os bancos não abrirão nesta data. 

Veja os 3 prováveis feriados:

1º Dia da consciência negra

De fato, o Dia da consciência negra, é comemorado em 20 de novembro. Ele pode ser definido como feriado nacional. Alguns estados agora definem datas como pontos arbitrários no tempo, enquanto outros permitem feriados obrigatórios. A começar pela institucionalização das datas, o dia da consciência negra será um tratamento uniforme em todo o país.

O Projeto de lei 482/2017, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), tramita no Senado Federal. De acordo com a última atualização, realizada em 22 de setembro de 2021, a proposta foi enviada à Câmara dos Deputados para avaliação e verificação.

2ºDia dos povos indígenas

Em primeiro momento, no dia 19 de abril de 2022, o projeto de lei n. 960. O texto elaborado pelo deputado Fabio Trad (PSD-MS), propõe alterar a lei dos feriados nacionais para declarar o dia 19 de abril como o Dia dos povos indígenas. Antes de tudo, a justificativa se dá pela importância social, histórica e cultural dos povos indígenas do Brasil. Dessa forma, a institucionalização da data seria um aceno político para discutir as reais necessidades da população.

A última novidade, foi em 3 de maio de 2022, quando terminou o período máximo de sessões para apresentação de emendas ao projeto à delegação de direitos humanos e minorias. Seja como for, no final do prazo os contadores publicam uma declaração sobre a continuação do processamento.

3ºDia da mulher

Por último, o projeto 6215/16 foi aceito pela Câmera dos Deputados. Projeto de lei n.º, que visa transformar o dia internacional da mulher comemorado em 8 de março, em feriado nacional. O texto está sob análise da Câmera dos Deputados.

Devemos ressaltar, que, a proposta tem a assinatura do deputado Hélio Leite (DEM-PA) e modifica a lei 662/49, que estabelece feriados nacionais no Brasil. O Dia Internacional da mulher foi oficializado pelas ONU em 1975. Um dia que simboliza a luta histórica das mulheres contra a desigualdade e discriminação de gênero em todo o mundo.