Com o crescente número de desemprego dos últimos anos, consequentemente surge uma onda de endividamento da população.
Como objetivo de solucionar esse problema de endividamento da população que o ministro da Fazenda ,Fernando Haddad, anunciou o programa Desenrola Brasil.
Programa que será lançado pelo governo Lula para ajudar os brasileiros a negociar e quitar suas dívidas.
Segundo últimos dados fornecidos pela Serasa, hoje, quase 70 milhões de pessoas estão com o nome negativados.
Um número recorde de endividamento da população brasileira.
Essa situação prejudicial a vida financeira tanto da população, quanto das instituições financeiras, assim como do Governo Federal.
Que também sofrem os impactos desse superendividamento.
Portanto, a seguir explicaremos todo os detalhes do Desenrola Brasil, como por exemplo, qual é o público alvo do programa.
Assim como tudo o que foi divulgado sobre o programa até o momento, inclusive quando o programa será iniciado.
Programa Desenrola Brasil 2023
Quem fez o anunciado do Desenrola Brasil foi o ministro da Fazenda Fernando Haddad, ainda nos primeiros dias do governo Lula 3.
Entre alguns aspectos do Desenrola Brasil, Haddad falou sobre o público alvo do programa e de como isso ajudar a resgatar o poder de comprar das pessoas.
Aliás, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, também vinha reforçando a implementação do Desenrola Brasil.
Que de acordo com Haddad, o projeto de lei do Desenrola será enviado ao presidente Lula ainda este mês de fevereiro e deve começar pra valer a partir de março.
Portanto, a ideia inicial seria a criação de um fundo garantidor, com recursos públicos, que serviria como um amparo que daria segurança na negociação das dívidas.
Dessa forma, os bancos poderiam repassar os valores com taxas de juros mais baixas aos clientes, visto que estariam garantidos de serem cobertos pela União em casa de inadimplência.
Quem pode participar do Desenrola Brasil?
Abaixo segue o público que será contemplado pelo programa Desenrola Brasil
– Pessoas físicas que recebem até 2 salários mínimos possuem o nome negativado, além de outras pendências financeiras.
Que são aproximadamente 40 milhões de pessoas.
– Micro e pequenas empresas.
Além disso, segundo o ministro Wellington Dias, existe ainda a possibilidade de uma linha específica para quem está com dívidas do consignado do Auxílio Brasil.
Contudo, essa e outras linhas de crédito devem ficar para um outro momento.
Entenda como vai funcionar o Desenrola
Como dito anteriormente, o Desenrola tem o objetivo de ajudar os brasileiros a negociar e quitar suas dívidas.
E de acordo com Haddad, o foco está em proporcionar grandes descontos, que podem chegar a mais de 90%, além de condições especiais de pagamento.
Por fim, com a implantação do Desenrola Brasil, os consumidores(a) que tenham interesse em quitar dívidas referentes ao cartão de crédito, cheque especial ou crédito pessoal terão acesso a descontos, novos prazos e valores renegociados.
Para mais informações sobre programas do governo, clique aqui.