no ,

Não Vacinei Meu Filho; E Agora? Perco O Bolsa Família?

Meu filho ainda não foi vacinado: serei excluído do Bolsa Família?
Meu filho ainda não foi vacinado: serei excluído do Bolsa Família?

Uma pergunta que não quer calar aos pais anti vacina ou mesmo que esqueceram de vacinar seus filhos é: não vacinar a criança faz com que perca ao benefício do Bolsa Família? Confira aqui!

Nesta última segunda-feira (6), o novo presidente Lula anunciou que a vacinação das crianças será obrigatória para as famílias que recebem o auxílio Bolsa Família. A nova regra é primordial para o funcionamento do programa

Outra mudança, é que, o valor adicional de R$ 150 por criança de até 6 anos está previsto para começar a ser pago em março. Também estará condicionado a essa regra, assim como a frequência escolar da criança em idade obrigatória.

Também, outro ponto que foi levantado é que as mulheres grávidas que recebem o Bolsa Família deverão realizar todos os exames exigidos pela medicina nesta fase. Caso não efetue, estarão sujeitas a perca do benefício.

O que mudou do Auxílio Brasil para o Bolsa Família?

Também, vale destacar que, o projeto Auxilio Brasil, este criado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, está com os seus dias contados.


Concernente a isso, o governo Lula se prepara para relançar o projeto Bolsa Família, que foi criado em 2003 e esteve em vigor até 2021.

Assim, até o presente momento, diversas mudanças no programa realizadas pelo governo passado ainda não foram revertidas, incluindo a não obrigatoriedade de vacinação das crianças e a frequência escolar. Portanto, quando o Bolsa Família voltar a vigor, entende-se que as exigências também retornarão.

E, mesmo que ainda não haja uma data definida, identifica-se que, a previsão é que o programa volte a ter o nome de Bolsa Família a partir de março. Acerca disso, lembra-se que, durante o mesmo período, algumas s exigências valerão novamente.

Bolsa Família: entenda como anda atualmente o benefício


Diante do exposto, como dito, algumas exigências para continuar recebendo o Bolsa Família anunciadas pelo Presidente Lula esta semana sempre existiram. Neste diapasão, quando o governo passado transformou o benefício em Auxílio Brasil, elas pararam de ser exigidas.

Acerca do falado, destaca-se que, desde os primeiros anúncios da sua campanha eleitoral em 2022, o atual presidente do Brasil havia prometido retomar o programa original, o que inclui a obrigatoriedade da vacinação nas crianças e as demais exigências.

Entenda: Qual é a idade máxima das crianças para o extra de R$ 150 ser liberado?


Por fim, conclui-se que, caso o programa seja restaurado, o Auxílio Brasil continuará ativo acerca as regras estabelecidas durante o governo Bolsonaro.

Porém, as mudanças já estão em trâmite e assim, é necessário ficar atento com a retomada das exigências obrigatórias por lei.