no ,

Culpa Dos Kit Kats? Americanas Anuncia Grande Calote Que Afeta Shoppings De Todo O País

Culpa Dos Kit Kats? Americanas Anuncia Grande Calote Que Afeta Shoppings.
Culpa Dos Kit Kats? Americanas Anuncia Grande Calote Que Afeta Shoppings.

Com o rombo, muitos shoppings serão afetados pelo calote fiscal da Americanas, grande holding brasileira. Neste sentido, confira qual será o valor total do prejuízo gerado pela conhecida varejista.

Verifica-se que, o recente rombo fiscal da Americanas teve uma grande repercussão e afetou diversos bancos, transportadoras, investidores e até instituições públicas. Agora, os afetados serão os shoppings, visto que a varejista começou a notificá-los alegando que não irá pagar os aluguéis.

Os pagamentos não ocorreram devido ao efeito de suspensão de cobranças. Isso ocorreu devida recuperação judicial. Segundo a lista de credores do processo de recuperação da companhia, a dívida com os shoppings chega a R$ 11,6 milhões.

Vale destacar também que, a companhia deve mais de R$ 41,056 bilhões. Nesse sentido, grande parte desse valor pertence aos bancos, como por exemplo ao Deutsche Bank, que é o maior credor da companhia. Ademais, a lista completa conta com 7.967 nomes.

Aluguéis em atraso deixam milhares de lojistas no prejuízo

Também, vale frisar que, quase 90 shoppings são credores da Americanas. Assim, grande parte dos valores correspondem a aluguéis e condomínios.

Pelo exposto, conforme Bernardo Mesquita Costa, coordenador jurídico da Americanas, quem assinou o informe que o pagamento do aluguel seria até 19 de janeiro iria favorecer o credor.

Também, no comunicado, diz que houve um destaque para os créditos anteriores ao pedido de recuperação judicial. Outrossim, os pagamentos que venceram entre 20 e 31 de janeiro serão pagos ao longo do mês.

Acerca da situação, Glauco Humai, presidente da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), também alegou que o rombo fiscal pode servir de alerta para que os shoppings sempre procurem variar os lojistas para minimizar os riscos.

Para ele, verifica-se que, os shoppings centers não devem ficar reféns de apenas alguns varejistas. Por conseguinte, a Abrasce está averiguando o caso e qual será o impacto para o setor, visto que a Americanas é bastante presente nos shoppings.

Rombo Americanas: Mas afinal, quem ganhou com tudo isso?

No entanto, meio a este caos , os únicos que saíram “ganhando” nesta crise são os concorrentes da Americanas, afirmam analistas.

Conforme especialistas, a Americanas tem uma grande participação de mercado, esta vinha crescendo em um ritmo grandemente acelerado, também no mercado de ações.

Por fim, pelo exposto, verifica-se que não vai conseguir manter esse ritmo, e assim outros varejistas terão a chance de tomar para si a participação de mercado da Americanas. Que situação complicada!