Desde o ano da sua fundação, em 2017, a Binance está no topo das corretoras de criptomoedas, tendo o maior volume de negociações de moedas digitais no mundo desde então.
Para se ter uma noção da dimensão do Binance dentro do mercado de cripto, ela opera com moedas de 18 países diferentes, por exemplo, o dólar americano, o euro e o real brasileiro.
Mas algo estranho aconteceu essa semana.
A Binance decidiu suspender, a partir do dia 08/02, todas as operações com dólar americano sem explicar qual ou quais seriam os motivos da suspensão.
O anuncio foi feiro através do Twitter oficial da empresa, mas como dissemos anteriormente, não houve nenhuma explicação do porquê da decisão.
Contudo, a Binance US é uma exceção dentro da empresa, visto que a filial é tida como uma entidade legal separada da sua matriz.
Além do mais, a Binance opera de acordo com as diretrizes do Financial Crimes Enforcement Network (FinCEN), órgão especializado na investigação de crimes financeiros do governo estadunidense.
Binance suspende operações em dólar americano
Mesmo a Binance não dando uma explicação oficial do porque da suspensão, o CEO da empresa, Changpeng Zhao, pode ter dado algumas pistas.
Em seu Twitter, Zhao deu o que podem ser algumas pistas do motivo e de acordo com as entrelinhas, pode ser algo relacionado com desafio feito com os bancos.
Segundo Zhao, alguns bancos estão deixando de fazer negociações com criptomoedas
Enquanto que outras instituições estão dispostas a entrar no negócio.
O objetivo da Binance e conseguir o quanto antes, reverter o máximo possível esse cenário.
Contudo, de acordo com Zhao, apenas 0,01% dos clientes da Binance usam dólares americanos nas suas negociações.
Dessa forma, a suspensão não vai interferir em nenhuma outra forma de pagamento de compra ou venda de ativos.
Crise no mercado de criptomoedas
O mercado de criptomoedas está em meio a uma crise sem precedentes do setor, é o chamado “inverno cripto”.
A saber, somente em 2022 várias instituições de criptomoedas decretaram falência.
Essa situação colocou a Binance contra a parede e assim a empresa passa por diversas pressões.
Desse modo, o tal mercado, que parece até ter vida própria, está cobrando mais transparência, além de um regulamentação própria para o setor.
Por fim, Zhao afirmou que uma auditoria completa da Binance seria inviável e as contabilidades da empresa não estão preparadas para o desafio.
Para mais notícias sobre o mercado de cripto, clique aqui.