no ,

Fala Polêmica de Lula Dividem Opinião De Deputados

Fala Polêmica de Lula Dividem Opinião De Deputados.
Fala Polêmica de Lula Dividem Opinião De Deputados.

Nesta semana, houveram muitos debates calorosos com Lula no Congresso Nacional. Os mesmos se iniciaram após que um dos deputados solicitar uma reunião com o atual gestor do Banco Central. Confira como tudo ocorreu.

Nesta semana (7), no Plenário do Congresso Nacional, alguns deputados federais participaram de um extenso debate. O assunto era referente a críticas que o presidente Lula proferiu às políticas de juros do Banco Central (BC).

Dessa maneira, Lula também criticou a manutenção da taxa Selic a 13,75%, esta durante a cerimônia de posse de Aloizio Mercadante à presidência do BNDES.

Ademais, também fez bruscas observações diante da autonomia do Banco Central, a mesma iniciada em 2021, ainda no governo de Jair Messias Bolsonaro.

Críticas ao Banco Central? Confira a bombástica polêmica


Verifica-se que as inúmeras desavenças de opiniões no Congresso Nacional deram início após o Deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) propor uma reunião com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Pelo exposto, o deputado crê inaceitável que o líder da instituição financeira freie a economia do país ao manter os juros em altos patamares. Também,defendeu o posicionamento de Lula ao dizer:

“Quando o presidente Lula se pronuncia e fala sobre juros, não é uma provocação. A preocupação dele é com o crescimento econômico, com a geração de empregos”.

Confira como se deu a confusão acerca do Governo Lula em reunião


Também destaca-se que, outros petistas também expuseram suas opiniões. Assim, os Deputados Mauro Benevides Filho e Guilherme Boulos também criticaram a manutenção da taxa Selic, bem como a postura adotada pelo presidente do Banco Central a respeito desta taxa.

Vale lembrar que Benevides também cobrou do BC o envio dos parâmetros para averiguar formas de aprimoramento da política monetária.

Além do mais, o parlamentar relatou que “não existe nenhum outro país que tenha uma taxa de juros comparada ao Brasil.”

Já Boulos, relatou que Roberto Campos Neto, pretende ser o “dono” da política de juro do país e que o presidente do BC tem ligação com ministros do governo Bolsonaro, mesmo com a corporação atuando de forma independente.

Aproveitou também para afirmar que “manter essa taxa de juros tão alta é uma vergonha para o país” e disse que o seu partido irá apresentar um Projeto de Lei (PL) que visa reverter autonomia do Banco Central.

Confira como tudo ocorreu


Mesmo com as grandes críticas por parte do governo e aliados, mesmo assim sobram parlamentares que são favoráveis às políticas de juros do Banco Central e contra os argumentos do presidente da República.

O Deputado Federal Maurício Marcon (Pode-RS), afirmou que Campos Neto é “o melhor presidente do Banco Central do mundo. Talvez seja por isso que Lula queira derrubá-lo”.

Concernente ao Deputado Carlos Jordy, este disse que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva tem feito “ataques” à emancipação do BC e que Lula pretende tirar a autonomia do banco.

No entanto, o parlamentar afirmou que não irá permitir a continuação dessa “farsa”. E, ao concordar com o político, Marcon diz que Lula pretende destituir Campos Neto do cargo para fazer com que o país seja, uma vez mais, uma economia que produza dinheiro.

Por fim, conforme o Deputado, isso significa que o país irá “financiar obra na Argentina, em Cuba e na Venezuela. Isso vai gerar inflação, isso vai fazer com que o nosso País se torne uma Venezuela”.