no ,

Consumo de gás de cozinha diminuiu no Brasil: veja o motivo?

Consumo de gás no Brasil caiu nos lares
Qual motivo do brasileiro estar comprando menos gás de cozinha? Entenda.

Entenda como o consumo de gás de cozinha diminuiu no Brasil.

A queda do consumo no gás de cozinha foi observada e, consequentemente, a compra do botijão teve queda nas distribuidoras.

Os dados sobre a queda no consumo do gás de cozinha, o botijão de 13 kg, foi do Observatório Social do Petróleo (OSP).

A pesquisa foi realizada, considerando os últimos 10 anos. Comparando com outras décadas, a compra do gás de cozinha caiu muito.

Essa observação indica que os brasileiros podem estar fazendo todo o possível para economizar o consumo em casa.

Uma das possibilidades é que as famílias brasileiras possam estar evitando usar o forno, que consome um pouco mais.

Porém, de acordo com o Observatório Social do Petróleo (OSP), a causa mais provável é o aumento no valor do gás de 13 kg.

Segundo a OSP, as maiores quedas na compra do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) foi no Sudeste de 3,61% e no Sul, de  3,74%. Ainda assim, houve queda no consumo em 2022.

Gás de cozinha ficou mais caro?

Esse seria um motivo fácil de entender, o aumento no preço do botijão em 2022.

Em algumas regiões, o gás de cozinha estava sendo vendido por R$ 109,86 e em muitas localidades, o preço chegou a ser superior, levando brasileiros, principalmente pessoas mais pobres, a reduzir o consumo.

Alguns portais de notícias, nos meses em que o preço do gás esteve mais alto, mostrando famílias que passaram a cozinha boa parte dos alimentos na lenha, para o gás de cozinha durar mais.

Brasileiros podem solicitar ajuda do Governo Federal para comprar gás.

Famílias que atendem às regras do Bolsa Família, que se encontram com dificuldade para comprar o botijão de 13 kg, podem solicitar o benefício do Vale-Gás.

Para isso, é preciso se inscrever no Cadastro Único, comparecer no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para entregar a documentação exigida e passar por uma entrevista.

O benefício do Vale-Gás, ajuda milhares de famílias na compra do gás de cozinha e o pagamento, ou repasse do governo, é realizado a cada dois meses.

Considerando o tempo médio de utilização para as famílias de vida simples. E agora com o valor de 100% de R$ 112,00.

De acordo com a OSP, a queda no consumo do gás de cozinha não é um problema recente, que aconteceu apenas no ano passado.

O GLP apresentou elevação nos preços, de maneira considerável, desde 2016, ainda no governo do presidente Michel Temer (MDB).