no

Atenção! isso pode bloquear o seu CPF

Atenção! isso pode bloquear o seu CPF
Atenção! isso pode bloquear o seu CPF

Ter o seu CPF bloqueado é uma situação muito grave, que vai desencadear muitas situações que no mínimo são desagradáveis.

Primeiramente, qualquer cidadão pode acompanhar a situação do seu documento, que são únicos e intransferíveis. Assim, ele pode garantir que este documento não acumule muitas pendências.

E quem se encontra com o seu CPF bloqueado, pode encontrar várias dificuldades em contratações de empréstimos, solicitação de cartão de crédito, financiamento e muitas outras coisas.

Acabando sendo uma grande bola de neve. Então, para evitar o bloqueio de seu documento, é preciso que o cidadão entenda as ações quem podem gerar este problema.

O que pode gerar o cancelamento do CPF?

Inconsistência cadastral

Igual qualquer outro documento ou cadastro, o CPF de uma pessoa pode ser bloqueado em caso de uma inconsistência cadastral.

Em grande parte das vezes, isso ocorre quando um dado apresenta um erro ou se encontra desatualizado. Assim, é preciso que o cidadão peça a regularização no site da Receita Federal.

Irregularidade

Agora, caso o cidadão tenha alguma pendência, em geral o CPF fica pendente de regularização, uma forma de bloqueio a fim de gerar obstáculos.

Dessa forma, é preciso realizar uma consulta, com o objetivo de verificar se o documento se encontra pendente. Isso pode ser feito a partir do Portal e-CAC e descobrir qual é a pendência.

Duplicidade de cadastro ou comprovação de crimes

Por fim, mesmo sem ser frequente, existe casos que um CPF é bloqueado ou cancelado por duplicidades. Além disso, quando o juiz determina que este documento deve ser cancelado devido fraude ou outras atividades ilícidas.

Nesse sentido, caso você identifique que o seu documento foi cancelado de forma indevida, você tem que procurar um posto da Receita Federal, e relatar que foi vítima de fraude, ou aconteceu um erro.

E você deve ficar atento, para comprovar que o bloqueio é indevido e atingiu a pessoa errada, é preciso apresentar o máximo de documentos.

CPF tem que ser cancelado após a morte do titular

Enfim, o CPF é utilizado em vários serviços. E quando acontece o óbito do titular, este documento tem que ser cancelado para evitar o uso indevido do documento. Seja para a contratação de financiamentos, empréstimos, linhas de créditos e outras atividades ilegais.