no , ,

Lula faz o dólar disparar após criticar o Banco Central!

Lula faz o dólar disparar após criticar o Banco Central!
Lula faz o dólar disparar após criticar o Banco Central!

Lula faz o dólar disparar após criticar o Banco Central! Venha entender o motivo do dólar subir tanto com as declarações de Lula em relação ao Banco Central! Em meio às tensões econômicas no Brasil, Lula cria atrito com o BC após realizar duras críticas.

Durante a terça-feira (07) houve uma troca de ‘farpas’ entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Banco Central (BC). Para o presidente Lula do PT, a autonomia do Banco Central tem atrapalhado muito o desenvolvimento do Brasil no quesito social e financeiro. Confira a declaração polêmica!

E Lula alegou que não há justificativa para a Selic estar no valor 13,75% ao ano. Além disso, o presidente também afirma ser cultural o fato do Brasil “viver com juros altos”. 

O desentendimento do presidente do Brasil em relação ao BC, fez com que o dólar comercial registrasse uma alta. Ele ultrapassou a casa dos R$5,20. Essa foi a maior alta das duas semanas, foi a primeira vez que o dólar teve uma disparada nesse patamar. E a situação está refletindo as tensões do cenário político e econômico.

Além disso, é importante ressaltar que o dólar registrou uma alta de R$0,026. Ou seja, isso significa um aumento de 0,5%. Que é um valor bastante expressivo e negativo. Essa divergência cria uma situação ruim para o Brasil, gerando um cenário de instabilidade.

Porque o dólar teve alta no Brasil

A explicação principal para a alta do dólar está relacionada com a instabilidade do Brasil. Quanto mais instabilidade, mais risco os estrangeiros enxergam no Brasil. Fato bastante negativo para os investidores internacionais.

Além disso, o Ibovespa também recuou. Assim como o dólar, as tensões do cenário público também refletiram na bolsa de valores. Na terça-feira, (07), o Ibovespa, que é o principal índice da bolsa de valores brasileira, fechou em queda de 0,82%.

E o presidente Lula culpa o presidente do Banco Central, Campos Neto, alegando que ele tem muito mais responsabilidade que o próprio ex-mandatário do órgão, Henrique Meirelles. Conforme o presidente, “agora a culpa é toda do Banco Central, pois o presidente não pode trocar o Banco Central. E é apenas o Senado que pode mexer ou não”.

Enquanto não houver um acordo entre o governo e o banco central, o cenário de instabilidade tende a continuar.