no ,

PIX Com Problema: Banco Central Nega Vazamentos Após Falhas

PIX Com Problema: Banco Central Nega Vazamentos Após Falhas.
PIX Com Problema: Banco Central Nega Vazamentos Após Falhas.

Verifica-se que, após o sistema de pagamentos Pix registrar falhas nesta semana (3), o Banco Central se pronunciou negando que os problemas tenham sido derivados de vazamentos ou mesmo questões relacionadas à segurança do órgão.

Portanto, frisa-se que, o órgão afirmou que ao longo da instabilidade nenhum dado dos consumidores foi vazado.

Ademais, representantes do Banco Central afirmaram que a “falha pontual específica” ocorreu no sistema da entidade por uma hora e treze minutos.

Assim, a instabilidade momentânea do PIX e a sua capacidade de processamento foram os únicos prejuízos ocorridos momentaneamente.

Banco Central destaca a efetividade do sistema

Em fevereiro de 2020, veja-se que, esta foi a primeira falha encontrada no sistema de pagamentos instantâneos, que se tornou um sucesso entre os consumidores, por livrá-los das taxas de TEDs e DOCs.

Outrossim, o BC já destacou a efetividade do sistema afirmando que desde a sua implementação o Pix funciona com total disponibilidade, sem ter apresentado qualquer problema.

Também, é necessário frisar que, usuários reclamaram de problemas pontuais de instabilidade ao longo de alguns meses no ano passado.

Entenda a falha no Pix


Já na última sexta-feira (3/02), inúmeros clientes reclamaram de instabilidades ao usarem o sistema do Pix. Este problema foi encontrado em todos os bancos, impossibilitando transações e pagamentos através do sistema.


Por fim, verifica-se que, o problema teria acontecido entre às 20h40 e 21h45 em todo o sistema bancário. Portanto, o problema foi solucionado e todos os bancos voltaram a operar com o Pix. No entanto, no dia, o BC não deu mais explicações sobre a instabilidade, só se pronunciando nesta quarta-feira (8).

Veja também: Pix vai acabar com os cartões de crédito?

O normal é que o Pix Crédito seja sim, um concorrente dos cartões de crédito, contudo, não quer dizer que os cartões de crédito vão acabar.

Até porque Haddad, pelo menos até o momento, não deu informações mais claras sobre como funcionária a nova modalidade do Pix.

Haddad chegou a dizer aos empresários que o recurso pode reduzir os custos do crédito no país e que deve ser lançado até o meio do ano.

neste ano o Governo Federal tem planos para lançar o Pix Crédito. Esta modalidade é uma segunda etapa da criação do Pix. Com a equipe econômica de Paulo Guedes, ex-ministro da Economia, já estudava este modelo desde o final do ano passado.

Então, Fernando Haddad e Simone Tebet, ministros que estão integrando a atual equipe econômica do governo, tem planos para continuar esta mudança.