no , ,

Lula critica taxa Selic de 13,75%! Entenda!

Lula critica taxa Selic de 13,75%! Entenda!
Lula critica taxa Selic de 13,75%! Entenda!

Lula critica taxa Selic de 13,75%! Entenda o motivo do conflito entre Lula e o Banco Central! O presidente Lula ainda afirmou que a culpa dos valores elevados de juros está atrelada aos empresários. E que se eles não reivindicarem, a taxa Selic será mantida com os juros altos. Veja mais sobre a polêmica!

Durante o evento de posse de Aloizio Mercadante para a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o presidente Lula (PT) voltou a realizar duras críticas à taxa Selic. 

Assim, Lula alega que não há justificativa para a Selic estar no valor 13,75% ao ano. Além disso, o presidente também afirma ser cultural o fato do Brasil “viver com juros altos”. 

Taxa atual desfavorece os empresários? Ao fazer referência sobre a taxa básica de juros, Lula também questionou como poderia incentivar os empresários da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) para que investissem. Levando em conta que os mesmos não conseguem nem mesmo pedir dinheiro emprestado. 

Lula afirmou que: “Quando o Banco Central era totalmente dependente de mim, todo mundo reclamava. A taxa a 10% já era muito. Não existe justificativa para que a taxa de juros esteja a 13,75%”

Juros são uma vergonha segundo Lula

Para completar, o presidente Lula relatou que as justificativas apresentadas pelo (Copom) são incoerentes e vergonhosas: “É só ver a própria carta do Copom para a gente saber que é uma vergonha esse aumento dos juros. E a explicação sem sentido que eles deram para a sociedade brasileira”, disse o presidente da república. 

O Copom também criticou o governo, afirmando que uma política fiscal de formato expansionista pode pressionar ainda mais as metas de inflação. Ou seja, se ampliarem o teto de gastos haverá ainda mais chances de aumentar a inflação e os juros.

A entidade ainda aproveitou a respectiva ata do Copom para responder Lula, afirmando que o Banco Central está traçando uma política monetária baseada nas respectivas metas já estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional. E de uma maneira geral, os analistas do mercado viram os apontamentos da ata como uma espécie de “resposta” ao presidente da república, Fato o qual vem criando críticas contra a política adotada pelo Banco Central (BC).