no , , , ,

Veja casos em que postagens geram justa causa:

Postagens que podem gerar justa causa
Postagens que podem gerar justa causa

Postagens em redes sociais podem gerar demissão por justa causa! A CLT permite que empresas possam demitir seus funcionários por justa causa em situações específicas. Verifique quais são algumas dessas situações.

Desemprego é real, cada vaga deve ser valorizada! Nesse sentido conheça casos em que postagens nas redes sociais geram justa causa:

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as empresas têm o direito de demitir seus funcionários por justa causa em situações consideradas graves. Quando isso acontece, o colaborador, ao assinar a justa causa, perde o direito ao seguro-desemprego.

A demissão por justa causa impacta negativamente na busca por novo emprego do colaborador demitido, uma vez que essa demissão será vista como uma ameaça pelas empresas potenciais. Algumas atitudes, como postagens em redes sociais, podem levar a uma demissão por justa causa.

A liberdade de expressão nas redes sociais é importante, mas é preciso ter cuidado com o conteúdo compartilhado, especialmente quando outras pessoas são afetadas.

Conheça o que nunca deve postar, seja como for sua postagem pode gerar justa causa:

Antes de compartilhar qualquer postagem envolvendo a sua empresa ou colegas de trabalho nas redes sociais, é importante refletir sobre as possíveis consequências. Exposições desse tipo já resultaram em processos reais de justiça, com casos registrados em tribunais.

Para evitar complicações, é melhor evitar postagens que possam prejudicar a sua imagem profissional ou a de colegas de trabalho. Mantenha essas informações confidenciais, protegendo sua carreira e a de seus colegas.

Valorize a sua oportunidade de trabalho:

Sobretudo ao propagar a imagem ruim da empresa e expor situações falsas no ambiente de trabalho, você pode receber demissão por justa causa. Logo reclamações ofensivas sobre remuneração e plano de saúde também são consideradas inapropriadas e podem levar ao desligamento sem os devidos direitos.

Propagar posts ofensivos ou que contrariem os princípios da empresa, o funcionário corre o risco de ser demitido por justa causa. Se fizer postagens com ofensas e brincadeiras de mau gosto envolvendo chefes ou colegas de trabalho, assim como ferir a integridade moral de alguém, também são motivos.

Conheça mais casos em que postagens geram justa causa:

O trabalhador que postar atividade esportiva durante um período de licença médica por uma doença grave, ele coloca em questão sua integridade e veracidade. É mais um motivo para demissão por justa causa, pois sugere fraude.

O legislador definiu os seguinte sobre as questões supracitadas:

De acordo com o artigo 482 da CLT, as empresas possuem o direito de monitorar os computadores de seus funcionários e identificar postagens inadequadas nas redes sociais como Facebook e Instagram. Com base nesse artigo, a empresa tem o poder de demitir o colaborador por justa causa caso ele perpetue essas ações que prejudiquem a empresa ou a integridade de outras pessoas.