no ,

Golpe Do Pagamento Por Aproximação; Fique Atento E Veja Como Se Proteger

Golpe Do Pagamento Por Aproximação; Fique Atento E Veja Como Se Proteger.
Golpe Do Pagamento Por Aproximação; Fique Atento E Veja Como Se Proteger.


Fique alerta: recentemente, um recurso tem sido estipulado por criminosos com o golpe do pagamento por aproximação. Confira como se precaver.

Agora, como as novidades do pagamento por aproximação, muitos golpes estão sendo aplicados aos consumidores e lojistas.

Contudo, o recurso é também aproveitado por criminosos. Isso porque quadrilhas estão aplicando um novo golpe.

Pelo ocorrido, pelo sistema de pagamento, este que conecta a máquina de cartões aos computadores, é possível assim gerar falhas no pagamento por aproximação.

Neste sentido, a falha irá obrigar o consumidor a inserir o cartão, sendo possível a captura de dados dos clientes – consequentemente, os dados poderão ser furtados por hackers.

Entenda aqui como o consumidor pode se proteger do golpe do pagamento por aproximação


Verifica-se que, os consumidores na qual utilizam o recurso, devem ficar em alerta. Isso pois, a funcionalidade de pagamento por aproximação transforma a ação tão simplificada que, na maioria das vezes, os clientes acabam não vendo valor da compra na maquininha antes de encostar o cartão.

Ademais, vale ressaltar também que, os usuários devem prestar atenção não apenas ao valor digitado, mas também nas mensagens que possam aparecer no momento da transação.

Por conta disso, a principal regra para se proteger do golpe do pagamento por aproximação é evitar inserir o cartão após uma mensagem de erro no pagamento.

Isso ocorre já que, por meio de vírus, os criminosos conseguem identificar quando um pagamento será feito por aproximação e, assim, bloquear a transação.

Como funciona o golpe?


Deve ser entendido que, quando o usuário insere o cartão na maquininha para pagar a compra, os dados são roubados e o cartão pode ser clonado e utilizado em outras transações realizadas pelos criminosos.

Como dito, a mensagem apresentada pela máquina que estiver tomada pelo vírus será “Erro de aproximação. Insira o cartão.” Então, caso ela apareça, opte por outras formas de pagar.

Também, é possível verificar que, nem sempre uma notificação de erro significa golpe. Pelo fato, é necessário investir no formato de transação, ao invés de inserir o cartão novamente. Mas caso o erro persistir, prefira pagamentos em dinheiro ou por meio do Pix.


Além do mais, é verificável que, nem sempre os comprovantes de compras na fatura do cartão, ou nos aplicativos. Caso haja valores indevidos, acione o banco e abra um boletim de ocorrência.

Por fim, conclui-se que, geralmente, essa falha é gerada pelo Prilex, um software criado para aplicar cibercrimes e uma das ferramentas que conseguem atrapalhar os pagamentos.