no , ,

Pix No Crédito? Nova Modalidade Será Implementada No Próximo Semestre

Pix-no-credito-confira-a-proposta
Pix-no-credito-confira-a-proposta

Antecipação das transações propostas por Fernando Haddad, Ministro da fazenda, do Pix em operações de credito, terão menor taxa de juros.

A antecipação do Pix em trações e operações de credito acontecera até o segundo semestre de 2023. Conforme anunciou Fernando Haddad (PT), em uma reunião na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), confirmou que está dialogando com o Banco central para o lançamento do projeto.

“O Pix vai ser usado para créditos, isso estar na agenda do BC e vai ser lançado quem sabe até o meio do ano”, afirmou o ministro. “Vamos abraçar a agenda de crédito. Houve avanços que precisam ser mencionados no sentido de aumentar a concorrência bancária, isso tem surtido efeito”, concluiu.

No entanto, alguns aplicativos de já dispõem de tal finalidade, mas cobram a taxa de juros padrão de parcelamentos em cartões de credito.

Credito mais barato

Notoriamente, em 2022 a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) realizou um estudo notificando que o meio de movimentação de dinheiro mais utilizado é o Pix, quando comparado as transferências via DOC, TED, pagamento de contas e saques. Ademais, houve um aumento de 809% do número de pessoas que realizam mais de 30 transações através do Pix ao mês.

Assim, “a diferença que teríamos com a entrada do Pix seria a agilidade, a viabilidade e facilidade de conseguir uma linha de crédito mais barata.” Afirmou Wellington Silva, Head de produtos da C&M Software, empresa de tecnologia para crédito, a alteração deve ser, especialmente, estrutural.

Pix no credito já é possível!

No entanto, atualmente, alguns bancos já disponibilizam a possibilidade de crédito via Pix, como o Nubank e o PicPay. Contudo, a modalidade ainda não foi implementada pela maioria dos bancos. Além disso, não há um padrão para a funcionalidade.

Todavia, plataformas como a Nubank e o PicPay, já oferecem a alternativa do uso do Pix com a possiblidade de pagamento via cartão de credito.

Entretanto, a maioria dos bancos ainda não aderiu a modalidade. Ao longe, não há ainda nenhuma regulamentação que padronize a função. Portanto, as taxas de juros são propostas pelas empresas de acordo com as taxa das fornecedoras de crédito.

Por fim, conclui-se que, o processo seria agilizado e facilitado pelos mecanismos da ferramenta. Lembrando que, “quando você abre uma linha de crédito pelo Pix, você não evita a inadimplência”, pontua Wellington. O usuário estará sujeito aos mesmos processos de não pagamento das faturas.