Os falsos perfis, ou como estão popularizados hoje em dia, perfis fakes, nunca foram uma preocupação tão grande tão grande como se tornou de uns anos para cá. Por isso, algumas medidas estão desenvolvidas para pelo menos, dificultar a criação desses perfis e uma delas pode ser a exigência dos documentos pessoais.
Assim, apenas com documentação com foto e número de identificação será possível criar um perfil na rede social.
Talvez o exemplo mais relevante que tenhamos sobre os riscos dos perfis fakes, é não somente a quantidade de notícias falsas que circulam através desses perfis, mas o seu próprio conteúdo.
Em muitos casos, chegam a ser notícias tão surreais, que é normal a pessoa ficar se perguntando se realmente alguém acredita naquela notícia.
Por exemplo, uma senhora que participou do atento aos prédios dos três poderes, no dia 08 de janeiro, em seu depoimento após ser presa relatou que havia herdado um trator e que viu a notícia que o governo comunista do Lula iria tomar o trator dela para dar ao MST.
Isso, através de um perfil fake nas redes sociais.
Os Estados Unidos também passaram por situação parecida recentemente, com a Invasão do Capitólio e uma enxurrada de fakes News através de perfis fakes e também verdadeiros.
Pois foi de olho em situações como essas que uma rede social pretende solicitar a documentação pessoasl para abertura de perfil.
Qual rede social vai cobrar documentação para criação de perfil?
Uma das principais redes sociais já criadas, o Twitter, comprado a menos de 6 meses pelo bilionário Elon Musk, pretende implantar esse novo sistema.
O próprio Musk quase desiste de comprar o Twitter alegando que a rede social possui milhões de perfis falsos.
A saber, o Twitter é atualmente a 3º rede social mais utilizada no mundo.
Assim, através da documentação será possível comprovar a identidade do usuário ou usuária.
Além de que, também será necessário tirar um selfie, na qual o usuário deverá se posicionar de frente para câmera, visando evitar perfis com fotos geradas pela Inteligência Artificial.
Esse procedimento já é realizado pelas instituições financeiras para abertura de contas bancárias ou de investimento através do aplicativo.
Quando começa a exigência do documento?
Primeiramente, é importante salientar que essa informação ainda é tratada como rumor, ou seja, ainda não foi confirmada pelo Twitter.
Assim como pelo seu dono bilionário, Elon Musk.
Contudo, mesmo que o Twitter não tenha se posicionado sobre a questão, não deixa de ser uma realidade muito possível.
Visto que como dissemos anteriormente, toda a tecnologia para a aplicação desse importante recurso de segurança, já existe.
Por fim, as últimas novidades sobre redes sociais e Elon Mosk, você pode acompanhar por aqui.