no ,

Reanálise do Bolsa Família preocupa milhões de beneficiários: veja

Governo reanalisa informações de cadastros no Bolsa Família
Beneficiários do Bolsa Família irão passar por análise nos cadastros

Com novas regras, famílias estão atentas a reanálise do Bolsa Família que preocupa milhões de beneficiários.

Milhões de brasileiros beneficiários estão atentos e preocupados com as mudanças que o novo governo anunciou para a manutenção do benefício em 2023.

A partir do mês de março, novas regras passam a vigorar para o repasse assistencial do Bolsa Família.

Mas a questão que preocupa milhões de famílias que mensalmente recebem o depósito do programa social, é a reanálise que o Governo federal vai começar em breve.

Esse chamado pente-fino, será realizado nos cadastros dos beneficiários e a intenção do governo é verificar irregularidades.

Por ser um programa social assistencial, o Bolsa Família visa, com prioridade, atender famílias em situação de vulnerabilidade. 

Foi criado para atender pessoas que mais precisam de uma renda para auxiliar na manutenção das necessidades básicas, como alimentação.

Porém o programa se estendeu e hoje contabiliza o repasse de R$ 600,00, pouco menos de 22 milhões de famílias, incluindo as famílias unipessoais.

No entanto, a reanálise, ou pente-fino, tem o propósito de identificar e suspender o pagamento de quem não estiver cumprindo as novas regras do Bolsa Família.

Governo marca início de reanálise do Bolsa Família para este mês

Em breve, o Governo Federal dará início ao pente-fino no banco de dados dos beneficiários do Bolsa Família.

O foco inicial serão as famílias declaradas unipessoais, que quer dizer as pessoas que alegam morar sozinhas.

A equipe de transição do governo Lula, apontou para um aumento significativo de famílias unipessoais no governo anterior.

Sendo assim, na entrega do relatório final, a orientação foi para fazer averiguações nos cadastros do programa assistencial.

Milhões de beneficiários poderão receber uma notificação, informando que o benefício foi suspenso.

Caso isso aconteça, o beneficiário deve seguir as orientações o mais rápido possível, para tentar liberar e reaver o benefício.

Como evitar o cancelamento do Bolsa Família?

Os beneficiários que estão há cerca de 1 ano e meio ou mais sem ter atualizado informações no CadÚnico devem agir.

Comparecendo ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para apresentar um comprovante de residência atualizado, de preferência do mês, mesmo que não tenha mudado de endereço.

Outra coisa que pode ser feita, é levar a mesma relação de documentos que foram solicitados ao se inscrever no Cadastro Único no CRAS.

Essas medidas são necessárias para atualizar o cadastro. Mas quem preferir esperar para saber se vai receber ou não um comunicado.

Entenda que muitos beneficiários poderão conseguir atualizar suas informações pelo aplicativo, mas outras tantas famílias podem não conseguir, dependendo da decisão do governo.

Então o melhor seria não aguardar e se dirigir ao CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, inclusive para saber se o cadastro ainda está realmente ativo.