no , , ,

SOBE Juros do Tesouro DIRETO Para 6,57% Veja Os Motivos

novo recorde nos juros confira
novo recorde nos juros confira

Em consequência a algumas declarações do presidente Lula (PT) nos últimos dias, os juros do Tesouro Direto ultrapassaram as taxas previstas. Sobretudo, em alguns casos, chegando a 6,57% ao ano. Tanto os títulos prefixados quanto os atrelados à inflação tiveram alta.

Dessa forma, ainda que o cenário seja positivo para investidores, isso também significa empréstimos e financiamentos com taxas de juros mais altas, assim como produtos e serviços mais caros.

O motivo tem relação com à declaração de Lula?

Durante uma entrevista de Lula, para a RedeTV. o presidente deixou claro sua contrariedade à decisão de manter a taxa Selic em 13,75%. Segundo o governante, manter os juros altos é uma estratégia para esfriar a economia, mas o país não se encontra em uma fase de consumo excessivo.

Assim, a medida se torna apenas um empecilho para o crescimento econômico. Dessa forma, o presidente pode estudar uma possível reestruturação do Banco Central.

Sobretudo, o presidente sempre apoiou a autonomia da política monetária do BC, mas discorda se as decisões atuais são para o bem da população. “Esse país está dando certo? Esse país está crescendo? O povo está melhorando de vida? Não”, declarou Lula.

Sendo assim, Lula avalia as decisões do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, como um “exagero”.

“(…) o Brasil não precisava disso. Então, ele [Campos Neto] quer chegar à inflação padrão europeu? Não. Nós temos que chegar à inflação padrão Brasil”, esclareceu o governante.

Alta do Tesouro Direto

Segundo o analista da Toro Investimentos, Rodrigo Caetano, em declaração para a Infomoney, “é possível observar uma negociação com taxas em patamares recordes, principalmente os papéis com rentabilidade atrelada ao IPCA”.

Na última sexta-feira(03/02), os juros prefixados contavam com uma rentabilidade anual variando entre 13,29% e 13,34%. Por sua vez, o Tesouro Direto atrelado ao IPCA, citado pelo analista da Toro Investimentos, tinha rentabilidade variável de IPCA + 6,52% a IPCA + 6,57%.