no , ,

Venda de veículos cresce em 2023 e supera expectativas!

Venda de veículos cresce em 2023 e supera expectativas!
Venda de veículos cresce em 2023 e supera expectativas!

A venda de veículos cresce em 2023 e supera expectativas! Veja o que esperar para o ano de 2023! A venda de veículos cresceu no mês de janeiro de 2023, em comparação com o ano anterior, conforme os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Conforme o levantamento da  associação das concessionárias, divulgado nesta quinta-feira (2), os licenciamentos de carros, ônibus e caminhões aumentaram consideravelmente. Registrou-se um aumento de 13% se for comparado ao último ano de 2022. As aquisições de veículos já somaram 142,8 mil unidades. 

Porém, com relação ao mês de dezembro de 2022, o número de venda de veículos infelizmente representou uma queda de 34,1%. Apesar do mês normalmente demonstrar aumento, as férias coletivas nas fábricas montadoras podem ter influenciado. E junto a Copa do Mundo elas contribuíram para uma considerável redução do número de clientes nas lojas. 

O mais impactante é que as vendas de carros, utilitários esportivos, picapes e vans comerciais caíram em 35,5% comparado ao mês dezembro. E os caminhões também tiveram uma queda de 15,3%, enquanto os ônibus apresentaram números ainda piores, com uma queda de 19,7%. 

O que o presidente da Fenabrave comentou sobre as vendas?

O presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, considera que a comparação da venda de veículos com o mês de janeiro de 2022 acaba entrando no prejuízo. Alegando que a desvantagem dos resultados acontece por conta do período do último ano ter marcado o o pior resultado do setor automobilístico desde o ano de 2017. 

O presidente explicou que: “Esses estoques das concessionárias estavam muito baixos, por conta da crise de abastecimento global que ocorreu, além de ter sido um período em que a variante Ômicron da Covid-19 causou grande preocupação na população’’

Porém, os resultados das vendas de veículos do mês de janeiro de 2023, se comparadas com o mês dezembro de 2022, não mudaram muito. E permanecem em uma média que foi registrada nos janeiros dos últimos 5 anos, afirmou Andreta.

No ano de 2022, o crescimento nas vendas de veículos foi de um percentual de 4,88%, comparado ao ano de 2021. Conforme a Fenabrave, no total, 3,6 milhões de unidades receberam emplacamento. Ou seja, é um número com  resultado de 1 milhão maior do que no ano de 2021.