no

Pessoas deste estado podem receber o Auxílio Catador

Pessoas deste estado podem receber o Auxílio Catador
Pessoas deste estado podem receber o Auxílio Catador

Primeiramente, Desde o dia 1º de fevereiro, foram abertas inscrições para o Programa Auxílio Catador (PAC) neste ano, pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) no estado do Ceará. Este edital foi publicado no último dia do mês de janeiro, no Diário Oficial da União (DOU).

Neste ano, estão sendo disponibilizada mais de 3 mil vagas, com um aumento de 28% se comparado à última edição, de acordo com o titular da Sema, Vilma Freire. Todos cidadãos que foram beneficiário nos anos anteriores, em 2021 e 2022, tem que realizar a inscrição novamente com dados atualizados.

Programa Auxílio Catador (PAC)

A princípio, Este Programa Auxílio Catador é voltado para todos trabalhadores que estão em cooperativas ou associações. Tendo a necessidade de estarem inscritos devidamente no Cadastro Único.

Com o valor deste auxílio sendo equivalente a um quarto do valor do atual salário mínimo. No momento, o piso nacional se encontra em R$ 1.302,00, com este benefício sendo de R$ 325,50.

A fim de garantir estes depósitos, tem a necessidade de comprovação através de uma declaração o cumprimento da demanda de 500kg de materiais ao mês.

Este benefício foi concebido em 2020, devido os efeitos da pandemia de Covid-19 que afetou muito o Brasil. Esta foi a forma de fornecer apoio financeiro aos prestadores de serviço do estado. E no final de 2020, o governo estadual optou por tornar tal programa permanente.

Como realizar a inscrição?

Então, para realizar as inscrição no Auxílio Catador é feito de forma 100% online, pela plataforma da Secretaria do Meio Ambiente. Dessa forma, para realizar o cadastro é necessário informar o CPF e senha para efetuar o login.

Para as pessoas que não tem conta registrada, pode ser cadastrada no momento da inscrição.

Como este programa funcionou nos anos anteriores

Por fim, de 2020 até 2022, o número de beneficiários pelo Programa Auxílio Catador dobrou. No ano de 2020, eram 1.342, e no último ano de 2022, foram registrados 2.858 catadores ligados a mais de 70 organizações com abrangência em mais de 90 municípios.