no ,

O que fazer quando clonarem seu cartão de crédito?

Saiba o que a pessoa deve fazer quando um golpista clonar o seu cartão de crédito ou como identificar tal clonagem
Saiba o que a pessoa deve fazer quando um golpista clonar o seu cartão de crédito ou como identificar tal clonagem

De acordo com uma pesquisa da Febraban, 49% de brasileiros que utilizam cartão de crédito ou débito já foram vítimas de golpe de clonagem. Então, é muito bom saber o que você deve fazer caso seu cartão seja clonado.

Ainda mais, que isso é um crime recorrente, que está afetando quase a metade dos usuários desta ferramenta financeira. Pois, existem vários detalhes deste crime que poucas pessoas conhecem, mesmo se tratando de um crime muito comum.

Então, é importante a pessoa pelo menos identificar quando foi vítima deste golpe, e como proceder depois de ter seu cartão de crédito clonado. E se não solucionar esta questão de forma correta pode causar prejuízos financeiros ao usuário no futuro?

Como saber que foi vítima do crime de clonagem?

Primeiramente, existem várias formas do usuário identificar se sofreu uma clonagem de cartão de crédito. E devemos ressaltar uma das principais atenções que o dono do cartão deve ter.

Com a primeira, não reconhecer uma compra em sua fatura do cartão de crédito pode ser um grande alerta. Mas devemos destacar que empresas utilizam nome fantasia semelhantes a muitos outros negócios. Para isso, o usuário deve ter muito cuidado quando ele for analisar compras que ele não reconhece.

Fora isso, o ato de compras indevidas é outro grande alerta do crime de cartão de crédito clonado. Isso acontece quando várias notificações de gastos aprecem em sequência, sendo que podem ser do mesmo valor ou montagens diferentes.

Por fim, saques em locais e horários que o usuário não reconhece é outro grande indício deste crime.

O que fazer depois de seu cartão de crédito for clonado?

Tais regras variam de acordo com a instituição financeira que oferece o cartão de crédito. Com o primeiro passo é ir no aplicativo do banco e imediatamente bloquear o seu cartão. Este serviço em geral é disponível no local que o banco destina para serviços relacionados a cartões.

Além disso, o usuário tem a opção de entrar em contato com a Central de Atendimento de sua instituição financeira e solicitar o bloqueio do cartão, sempre informando o motivo.

Possíveis prazos para contestar as compras, variam de acordo com as regras do banco. Então, é vital que a pessoa que tenha seu cartão de crédito clonado fazer um Boletim de Ocorrência. Mesmo não sendo obrigatório, este documento pode ajudar a pessoa no momento de buscar todos seus direitos.