no ,

Está acontecendo! Pente-fino Bolsa Família começou: como evitar

Beneficiários podem ter problemas no Bolsa Família, após pente-fino
Governo começa pente-fino no Bolsa Família.

Dessa vez é pra valer, o pente-fino Bolsa Família começou e agora, milhões de famílias brasileiras podem estar na mira do Governo Federal.

Criado para atender pessoas que precisam de apoio para suas necessidades básicas, como alimentação, entre outras, em 2004, o Programa Social Bolsa Família foi criado.

Na época, era o primeiro mandato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que agora em 2023 começou sua terceira gestão como presidente.

Em pouco tempo, o Bolsa Família se tornou um sucesso e passou a ser o maior programa social de todos os tempos no Brasil, com reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU).

Após ter sido renomeado no governo Bolsonaro, passando a ser Auxílio Brasil, com a volta de Lula à presidência, o programa social retoma seu nome de origem.

Mas o que o beneficiário mais quer saber nesse momento, é sobre o pente-fino.

Segundo o Ministro Wellington Dias, um levantamento sério está para ser feito no Cadastro Único.

O objetivo é identificar famílias que recebem o benefício, mas que não estão em conformidade com as regras e identificar fraudes.

É verdade que beneficiários do Bolsa Família podem ter o benefício cancelado?

Sim, podemos dizer que essa pergunta faz todo o sentido para o que está começando a acontecer neste mês de fevereiro.

O que chamou a atenção da equipe de transição do governo Lula, que atuou em Brasília apurando a realidade do governo do ex-presidente Bolsonaro.

Apresentou um relatório, informando a importância do agora governo Lula, averiguar os dados do CadÚnico do Bolsa Família, por entender que há indícios de irregularidades.

E as primeiras primeiras famílias, dentre as pouco menos de 21 milhões que recebem R$ 600,00 do benefício, são os beneficiários que se declararam famílias unipessoais. O mesmo que pessoas que moram sozinhas.

Foi observado um número elevado de solicitações do benefício para esse grupo de pessoas em 2022.

Além disso, outro levantamento será feito nas famílias que mais de um membro da casa recebe o repasse das parcelas do Bolsa Família.

Mas o Governo não vai parar por aí, a estimativa é que entre março e abril termine todo a apuração de dados, que contará com informações do censo do IBGE, para cruzamento de dados.

O que o beneficiário pode fazer para evitar ser surpreendido com a suspensão do benefício, é verificar se está com as informações atualizadas.

Quem está há mais de um ano e meio sem atualizar o cadastro, seria interessante comparecer no CRAS da região, munido de comprovante de residência atualizado. 

Caso tenha nascido uma criança nesse período, leve também a certidão de nascimento da criança.