no ,

Vitória de Pacheco pode favorecer Lula a alterar a Constituição?

Pacheco é reeleito presidente do Senado com apoio de Lula
Governo Lula apoia Pacheco e e pode ter projetos aprovados. Veja

Resultado de vitória de Pacheco pode favorecer Lula a alterar a Constituição, entenda como.

Reeleito como presidente do Senado Federal, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) contou com a base do governo Lula e assim, alcançou os votos necessários para a vitória.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez várias promessas enquanto candidato à presidência. E uma delas, tem relação com projetos de mudanças na Constituição Federal.

Lula e sua equipe, incluindo ministros que foram exonerados para votar, apoiaram a candidatura do senador  Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à reeleição e deu certo.

Pacheco continua no cargo de presidente do Senado Federal, o que pode representar também uma vitória do novo governo.

O adversário de Pacheco, o senador Rogério Marinho (PL-RN), agradeceu os 32 votos recebidos na casa, contra os 49 do presidente do Senado.

Esse resultado, pode até, de um certo modo ser interessantes para os partidos de direita, especialmente o PL, que mesmo com a derrota, consegue quórum para solicitar abertura de CPIs.

No entanto, não vai avançar nos projetos que o PL tinha de apresentar determinadas pautas, como a de impeachment para ministros do STF. 

O que representa a vitória de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no Senado para o presidente Lula?

A vitória tem grande significado, por isso o presidente Lula ‘liberou’ ministros para o dia da eleição da casa e ajudar Pacheco a vencer.

O que o governo espera com esse apoio, é encontrar um ambiente mais favorável para apresentar projetos que considera importantes e necessários, mas que para isso, precisa do apoio do presidente do Senado.

Uma das prioridades que o governo Lula espera ter apoio no Senado e também na Câmara, são essas:

Medidas provisórias: são decisões tomadas pelo governo e que o Senado Nacional e o Congresso Federal confirmam as medidas em até 60 dias.

Projetos de Lei Ordinária: são projetos que regulamentam a União, em sua maioria. 

Além dessas questões, o governo também quer enviar Projetos de lei complementar; Projetos de Decreto Legislativo e Rejeição do veto presidencial.

Mudança e novas regras para o cidadão beneficiário do Bolsa Família

O novo governo já realizou o primeiro pagamento de beneficiários do programa social, tudo correu bem e mais de 21 milhões de famílias receberam a parcela de R$ 600,00.

Em fevereiro o valor será um pouco maior, pois além do repasse da parcela do Bolsa Família, o Governo Federal fará o pagamento do Vale-Gás, que é bimestral e o último pagamento foi em dezembro de 2022.