no ,

Sacar o dinheiro esquecido do Banco Central?

Sacar o dinheiro esquecido do Banco Central?
Sacar o dinheiro esquecido do Banco Central?

Antes de mais nada, muitas pessoas não sabem de onde vem o dinheiro esquecido do Banco Central (BC). Este é um questionamento muito comum, quando a instituição anuncia que tem uma alta quantia devolvida para um grupo de brasileiros no ano passado.

Além disso, caso você queria saber se tem algum valor a receber é necessário utilizar um sistema do Banco Central chamado de Sistema de Valores a Receber (SVR). Ele funcionou durante alguns meses, mas teve o seu funcionamento suspendido.

Quando este sistema vai voltar a funcionar?

Primeiramente, muitos não sabem, mas tem milhões de brasileiros que vão se beneficiar quando o SVR voltar. Porque muitas pessoas tem medo de perder o dinheiro que se encontra esquecido em instituições financeiras.

Contudo, não existe nenhuma previsão para este sistema voltar a funcionar. Mas assim que a ferramenta ser reativada, todos os brasileiros vão ser avisados.

Além disso, o Banco Central informa através de uma nota, que não tem como os beneficiários perderem este dinheiro esquecido. Então, não tem porque se preocupar, pois todos vão ter este dinheiro que lhes é de direito.

E nesta nota também é alertado para nenhum cidadão cair em um golpe na internet, pois existem muitos criminosos utilizando o dinheiro esquecido para roubar dinheiro das pessoas. Com o canal oficial para a divulgação destes valores sendo o Sistema de Valores a Receber.

Dessa forma, qualquer dúvida deve ser tirada dentro dos canais oficiais do Banco Central. Que ainda existe R$ 4 bilhões que precisam ser devolvidos para a população.

Onde que vem este dinheiro esquecido do Banco Central?

Por fim, este dinheiro esquecido pode vir de contas correntes ou poupanças que foram encerradas mesmo com saldo disponível. Além de valores que foram cobrados de forma indevida de acordo com tarifas, parcelas ou operações de créditos, também com cotas de capital e rateio de sobras líquidas em cooperaticas de créditos.

Além disso, valores de consórcios encerrados que não foram devidamente sacados, com todas essas informações sendo divulgadas pelo Banco Central.

E devemos lembrar que o BC divulgou a primeira fase da consulta do dinheiro esquecido no início de 2022. Entretanto, a segunda fase era para ter acontecido em abril, mas houve a greve dos servidores que durou até julho, e o calendário inteiro foi afetado.