no , , , ,

ENERGIA 2023 Vai AUMENTAR? Entenda

o que vai acontecer com a conta de luz?
o que vai acontecer com a conta de luz?

Dentre todos os aumentos , um dos principais vilões das economias na vida dos brasileiros em 2021 foi a alta na conta de luz, principalmente porque o temido aumento acabou afetando a muitos também em 2022.Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o reajuste médio da tarifa de energia no último ano foi de 11,35%.

Preço da Conta de LUZ 2023

Uma excelente notícia para os consumidores é positiva neste início de ano. De acordo com o diretor-geral da Aneel, as previsões para 2023 apontam uma boa expectativa para os próximos meses.

De fato, 2023 já começou com uma medida favorável aos brasileiros, visto que o mês de janeiro e fevereiro estão sob a vigência da bandeira verde. Dessa forma, não é feito nenhuma cobrança adicional sobre o valor total da conta de energia elétrica, fazendo então com que a conta seja somente do consumo da família naquele mês.

Dicas para economizar energia

Como mencionado anteriormente, fevereiro não terá nenhuma cobrança extra na conta de luz além do consumo mensal das famílias. Contudo, os cidadãos que ainda sentirem o gasto pesando no bolso podem tomar algumas atitudes para diminuir a quantia consumida nas casas.

Sobretudo, é importante também sempre manter as contas pagas dentro do prazo de validade estabelecido na fatura. Logo, o cidadão consegue evitar a cobrança de multas e juros devido ao atraso no pagamento. Ademais, há algumas medidas que podem ser tomadas em relação aos hábitos das pessoas na casa, como:

  • Tirar os aparelhos elétricos da tomada quando não estiverem sendo usados;
  • Tomar banhos mornos ou gelados em dias quentes, se atentando ao tempo;
  • Evitar acender luzes desnecessariamente durante o dia, aproveitando ao máximo a luz natural do verão;
  • Trocar as lâmpadas incandescentes por LED, que consomem 80% menos energia;
  • Utilizar o ar-condicionado somente em momentos necessários, com as janelas e portas fechadas.

Aumento também nos preços dos materiais escolares

O presidente-executivo Sidnei Bergamaschi, da ABFIAE (Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares), declarou que os preços subiram devido ao custo do transporte e reajustes de custo. Isso, porque em 2022 houve reajustes no preço do papel, papelão e embalagens.

De fato, o transporte também ficou mais caro. Bergamaschi destaca que o frete marítimo também é uma das principais causas dessa alta dos preços do material escolar.