no , , ,

Como Ter Acesso Aos PROGRAMAS SOCIAIS Do Município?

veja como se cadastrar em programas sociais
veja como se cadastrar em programas sociais

Uma realidade dura e cruel é, tudo que o Brasil tem de belo, ele tem de desigual. Em um grande contraste, miséria e ostentação caminham em calçadas paralelas e isso pode ser constatado na maioria das cidades do país, sobretudo nas metrópoles. Dessa forma. se você faz parte da população mais carente precisa saber se cadastrar na maioria dos programas sociais.

Vamos exemplificar ainda mais essa teoria, logo é só observar a quantidade de pessoas que precisam de incentivos financeiros de diversas esferas de poder para se manterem. Por isso, veja agora como fazer o cadastro para ter acesso aos benefícios do governo.

Programas sociais disponíveis

Como mencionamos anteriormente, a desigualdade no país faz com que mais e mais pessoas recorram às ajudas dos governos, sejam eles federais, estaduais ou municipais. Assim, em algumas situações a iniciativa privada também resolve ajudar, tendo em vista o tamanho do descaso e abandono com a população mais carente.

Geralmente, os programas sociais partem do princípio de que as condições de vida dessa camada de brasileiros deveria ser melhor. Logo, colocamos além dos pobres, as pessoas idosas, com deficiência e as crianças.

Dentre os projetos mais conhecidos, eles englobam ações como melhor distribuição de renda, maior assistência financeira, moradia digna, saúde contínua, educação produtiva, alimentação de qualidade, entre outros. Alguns desses exemplos são:

  • Bolsa Família;
  • Minha Casa Minha Vida;
  • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI);
  • Mais Médicos;
  • Farmácia Popular;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Porém, nem todas as pessoas sabem como se cadastrar, principalmente a nível municipal. Veja como fazer isto a seguir.

Passo-a passo para se cadastrar nos programa sociais

Portanto, se você faz parte do grupo de vulneráveis e interessa em receber algum benefício do seu município, antes de mais nada, é necessário procurar a secretaria ou coordenadoria da sua cidade focada em assistência social.

Nesse sentido, se concentram as ações que cuidam das pessoas carentes, inclusive com parcerias em outras esferas da administração pública e empresas privadas.

Uma segunda opção é procurar o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) presente em todos os municípios. Portanto, encontrando aquele que seja mais próximo do seu bairro, a equipe local será responsável por identificar, avaliar e encaminhar os dados das famílias que necessitam de serviços e benefícios. Sem dúvida, é a porta de entrada para muitas pessoas receberem auxílios.

Sobretudo, no CRAS são desenvolvidas diariamente ações de prevenção e proteção social, como oficinas de trabalho, orientação educacional e profissional, além de programas de capacitação para geração de renda.

Para finalizar o Cadastro Único (CadÚnico) é o sistema que irá reunir todas essas informações sobre as famílias de baixa renda brasileiras. Seu objetivo é identificar as necessidades da população em situação de pobreza e extrema pobreza, e garantir o acesso ao que elas realmente precisam.

Como uma espécie de banco de dados sobre renda familiar, número de integrantes, situação de trabalho, escolaridade e outros dados. Os governos de todas as esferas conseguem produzir melhores programas com base nesses relatórios.