no ,

Acompanhantes de pessoas PCD terão 80% em passagens aéreas: veja

Passagem mais barata para acompanhantes de PCD
Desconto de 80% para acompanhantes de PCD nas passagens aéreas

Uma boa notícia determinada pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para acompanhantes de pessoas PCD terão 80% em passagens aéreas.

Essa nova regra auxilia os acompanhantes de PCD, significando uma grande economia, principalmente para aqueles que precisam viajar com frequência.

No entanto, o desconto de 80% nas passagens aéreas só pode aplicado nos casos em que o PCD comprovadamente não possa viajar sem acompanhante.

Para ter direito ao desconto, é preciso que o acompanhante de pessoas com deficiência, informe a companhia aérea com antecedência

O que é preciso para ter desconto de 80% nas passagens aéreas, sendo acompanhante de pessoas com deficiência?

É importante saber que, para obter o expressivo desconto, a pessoa com deficiência (PCD), precisa ser considerada com dificuldade de mobilidade, ou seja, alguém que tenha mobilidade reduzida e que por isso não deve fazer viagem de avião sozinha.

Nesse caso, a pessoa que irá acompanhar o PCD poderá solicitar  o desconto.

As regras determinadas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) são essas:

Não consegue compreender as instruções de segurança de voo, seja por impedimento mental ou intelectual;

Dificuldade para realizar necessidades fisiológicas sem suporte ou assistência;

Necessidade de viajar em uma maca ou incubadora.

É possível que algumas empresas aéreas ofereçam uma promoção de desconto ainda maior, ou até ofereça em determinados períodos do ano, passagem gratuita aos acompanhantes de PCD.

A possibilidade das companhias aéreas oferecerem gratuidade aos acompanhantes, pode ser apenas em se tratando de um profissional, contratado para acompanhar a pessoa com deficiência na viagem.

Como os acompanhantes de pessoas com deficiência podem solicitar desconto nas passagens aéreas?

O procedimento é simples, mas deve ser seguido para evitar ter o direito ao desconto negado.

Sempre que precisar viajar para acompanhar uma pessoa com deficiência, precisa preencher o formulário de cartão médico de viajante frequente.

Na prática, se trata do formulário Fremec, que também pode ser Medif (Formulário de Informações Médicas, assinado pelo médico paciente).

Também é importante informar na companhia aérea, sobre os documentos de comprovação.

Lembrando que tudo isso deve ser feito com antecedência, então a viagem aérea precisa ser planejada para dar tempo de solicitar o desconto de 80% na passagem aérea.

Essa é uma conquista importante e significativa, pois muitas pessoas com deficiência, precisam viajar com certa frequência, especialmente quando estão em tratamento longe da região que reside.

Sem contar os casos em que o PCD desenvolve alguma atividade profissional e que precisa de acompanhante para fazer a viagem.