no ,

Entenda os planos do Pix internacional

Entenda os planos do Pix internacional
Entenda os planos do Pix internacional

Publicado para o uso ao público no segundo semestre de 20202, o Pix esta entre as modalidades de pagamentos mais populares do Brasil. Ao mesmo tempo, esta ferramenta vem evoluindo e oferecendo novos serviços para seus usuários.

Nesse sentido, vários brasileiros vem se perguntando se existe a possibilidade do Pix Internacional. E muitos esperam por isso, pelo fato da praticidade e gratuidade que são principais vantagens deste serviço criado pelo Banco Central (BC).

Por isso que os consumidores tem o desejo que esta plataforma seja utilizada internacionalmente, ainda mais para não utilizar outros serviços como paypal e até cartão de crédito.

Posicionamento do Banco Central

Mas o Banco Central já se posicionou sobre tal assunto, e infelizmente ainda não aprovou ou liberou o Pix internacionalmente. Além de não ter nenhuma previsão para que o Bacen se posicione diretamente sobre a expansão da forma de transação internacionalmente.

E desde sua concepção, o Pix auxilia os consumidores com a velocidade e segurança, com o aplicativo sempre evoluindo desde sua criação. Assim, uma evolução clara para o método de transação é a possibilidade de pagamentos e transferências internacionais.

Contudo, o Bacen, que é o órgão responsável pelo método de transação, nada aponta para a criação da versão internacional, pelo menos a curto prazo. Significando que, a instituição ainda não criou nenhuma ferramenta que possibilitaria este tipo de transação.

Entretanto, uma instituição financeira cria um meio de pagamento que seria semelhante a versão internacional.

Alternativa do Pix internacional

A agilitas, fazendo parte do Banco Rendimento, cria a ferramenta Rendix. Que em resumo, possibilitaria o consumidor a utilizar a moeda brasileira para pagamentos enquanto está fora do brasil, que em teoria seria o Pix internacional.

Fora isso, as taxas que são cobradas são inferiores a de cartões de crédito em cobranças internacionais. Como exemplo, o IOF sobre compras internacionais do cartão de crédito é 6%.

Nesse sentido, o Rendix cobra apenas 0,5%. Fazendo o consumidor gastar menos quando utilizar esta plataforma na compra de algum bem fora do país. E para utilizar tal ferramenta basta a pessoa interessada encontrar algum estabelecimento comercial que aceite este método de pagamento. Lá, o responsável do estabelecimento disponibiliza um QR Code. Neste código o pagamento é feito de forma instantânea.