A Receita Federal liberou no último dia 24 de janeiro, a consulta para o Lote Residual do Imposto de Renda de janeiro de 2023. A restituição é referente às pessoas que tiveram problemas com a declaração em 2022, mas que conseguiram regularizar sua situação.
Segundo as informações do governo, a consulta é feita através do site e aplicativo da Receita. De fato, o pagamento começará a partir desta terça-feira (31 de janeiro).
Agira em janeiro, o governo vai repassar mais de R$ 368 milhões para 136 mil brasileiros que foram pegos na malha fina do Leão no ano passado. Cerca de 33 mil são pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, como idosos, pessoas com deficiência e professores.
Lote residual do Imposto de Renda
Anualmente é feita, a restituição do Imposto de Renda pela Receita Federal. Nesse sentido, o órgão devolve aos contribuintes o que eles pagaram a mais em impostos, quando é identificado essa situação. Já o lote residual funciona igual a uma restituição, contudo, é para os brasileiros que foram pegos na malha fina.
Portanto, a Receita encontrou algum problema com as declarações dessas pessoas. Elas precisam regularizar a sua situação antes de receber a restituição. Por isso, o lote residual é pago somente depois do pagamento de todas as restituições dos contribuintes que não tiveram problemas.
Deposita-se o pagamento nas contas bancárias indicadas na declaração de Imposto de Renda no dia 31 de janeiro. Caso ocorra algum problema, o dinheiro estará disponível no Banco do Brasil.
Como fazer a consulta?
Para saber se você tem direito ao lote residual do Imposto de Renda, basta acessar o site ou o aplicativo da Receita Federal. Dentro da página, procure pela opção “Meu Imposto de Renda” e depois por “Consultar a Restituição“.
Além das informações sobre o lote residual, a página também pode informar sobre possíveis pendências que o contribuinte precise retificar na sua declaração.