no

Atenção! revise seu CadÚnico para não perder o Bolsa Família

Atenção! revise seu CadÚnico para não perder o Bolsa Família
Atenção! revise seu CadÚnico para não perder o Bolsa Família

Primeiramente, o procedimento de revisão cadastral de todos no CadÚnico e de famílias beneficiárias do Bolsa Família está para acontecer. Com a previsão é que esta averiguação comece por volta de fevereiro e inicio de março, porque é por volta desta data que o Bolsa Família será relançado.

Nesse sentido, todos beneficiários que forem encontrados algo irregular, terá o benefício bloqueado.

Além disso, já se sabia que isso ia acontecer a um bom tempo. Pois a nova gestão de governo já tinha anunciado que se iria realizar um “pente-fino” em todos cadastros do CadÚnico. Pois existe muitas suspeitas que muitas pessoas estão de forma irregular e fraudulenta recebendo o Auxílio Brasil, onde envolve famílias unipessoais. Entenda todo caso neste post.

Revisão do CadÚnico

Nesse sentido que a revisão do CadÚnico vai ter o foco em famílias unipessoais. Pois acontece que um dos fatores que levanta suspeita de possíveis irregularidades é o alto número de inscrições de famílias que são formadas por uma pessoa. Com isso acontecendo entre 2021 e 2022.

Assim, em 11 meses, por volta de 5 milhões de novas inscrições foram feitas por famílias assim. E este crescimento repentino acabou alertando o Tribunal de Contas da União (TCU).

Além disso, esta revisão cadastral é obrigatória para famílias manterem a parcela de R$ 600. Outra boa notícia é que em março o pagamento com o extra de R$ 150 estão previstos para começar. Com esse extra sendo pago para famílias que tenham filhos de até 6 anos, e cada filho recebe uma parcela. Entretanto, esse extra se limita para no máximo dois filhos por família.

Possível bloqueio do Bolsa Família

Por fim, como dito acima, se for identificado alguma fraude ou irregularidade no CadÚnico, pode ser bloqueado o Bolsa Família. Isso está sendo feito para poder identificar as pessoas que realmente precisam ter acesso a este benefício, algo que não está acontecendo devido ao grande número de pagamentos irregulares.

Já se sabe que esta averiguação cadastral vai levar em conta 10 milhões de cadastros, e que por volta de 2,5 milhões não se enquadram nos requisitos do benefício. Vale ressaltar que o Bolsa Família é pago para mais de 21 milhões de famílias.

Calendário de fevereiro

Além das parcelas do Bolsa Família, os beneficiários também podem contar com parcelas do Vale-Gás em fevereiro, confira as datas de pagamentos:

  • 13/02 – Final de NIS 1
  • 14/02 – Final de NIS 2
  • 15/02 – Final de NIS 3
  • 16/02 – Final de NIS 4
  • 17/02 – Final de NIS 5
  • 22/02 – Final de NIS 6
  • 23/02 – Final de NIS 7
  • 24/02 – Final de NIS 8
  • 27/02 – Final de NIS 9
  • 28/02 – Final de NIS 0